Calmeiro Matias

O Pe. Santos viu agravar-se muito repentinamente o seu estado de saúde. Depois de um problema oncológico que parecia já precisar apenas de alguma vigilância, depois de operado, aconteceu que silenciosamente o cancro foi criando metástases que se espalharam muito rapidamente. Assim, em apenas um mês a sua saúde debilitou-se até partir para o Pai na manhã do dia 17 de Julho.

O Pe. Santos, era natural de Freixial do Campo, Castelo Branco. Nasceu no dia 9 de Janeiro 1942, o mais velho de muitos irmãos. A sua primeira presença entre nós, invulgarmente, não foi como acólito nem como seminarista… Tinha 17 anos quando, como trabalhador de construção civil, ajudou a levantar a Igreja dos Redentoristas em Castelo Branco. Entrou depois na Congregação como Irmão. Ex-trabalhador da construção e apenas com a 4ª classe. Professou na Congregação no dia 15 de Agosto de 1961. Nestas condições, ninguém acreditava que ele pudesse ser Presbítero e quando ele começou a desejá-lo as dificuldades foram muitas… No entanto, conseguiu ir estudando e avançando os anos que faltavam, ao mesmo tempo que sempre desempenhou a sua missão como Irmão na Congregação. Foi irmão durante 7 anos, em Castelo Branco, Gaia e Guimarães.

Fez depois os estudos teológicos em Lisboa e uma especialização em Teologia Sistemática na Universidade de Estrasburgo… Quem diria?! Foi também nestes anos que recebeu formação em Psicoterapia, actividade que exerceu até ao fim, sempre convencido que este era um serviço imenso ao Evangelho de Jesus, Libertador do Ser Humano daquilo que o oprime e escraviza.

Ordenado no dia 1 de Agosto de 1974, dia de Santo Afonso, entendeu a sua missão enquanto Redentorista essencialmente como uma Proposta da Fé que gera contextos comunitários em que seja possível aprofundar o Mistério de Deus e do Homem. Um e outro encontram-se no inesgotável Mistério de Cristo. Assim, ao longo de mais de trinta anos, foram milhares de cursos, palestras, conferências, retiros, semanas de formação… De maneira muito especial, trabalhou activamente como professor nos CEF (Cursos de Educação da Fé), organizados pelos Redentoristas, que percorreram várias dioceses e formaram centenas de agentes pastorais.

Deu volta ao país inteiro, formou grupos e pequenas comunidades em inúmeros lugares, durante alguns anos foi professor convidado de teologia num seminário em Brasília onde leccionava um trimestre, em 1997, já na Comunidade do Porto, foi-lhe entregue a missão da Formação dos Estudantes de Teologia e, nestes últimos anos, já com uma actividade itinerante menos intensa, foi o responsável do Centro de Catequese Santo Afonso, na Rua Firmeza.

De destacar o seu lugar como pioneiro da Evangelização pela Internet em Portugal! Foi um dos primeiros Presbíteros em Portugal a entrar nesse novo areópago… Já em 2002 criou o seu primeiro site. Desde aí, não parou. Com a facilidade de trabalho que os blogs trouxeram nos últimos dois anos, aproveitou também esse meio. E foi, acima de tudo, esse, o testemunho que deixou: um zelo incansável pelo anúncio do Evangelho, um olhar atento às oportunidades e possibilidades de transmitir a Boa Notícia da Vida que nos vem de Cristo.

Esse testemunho não cessou durante este último mês, quase todo em internamento… Desde o princípio viveu tudo isto com uma enorme Paz, com uma Serenidade e uma Alegria que contagiavam os que o acompanhavam mais de perto e o pessoal de enfermagem que o cuidava. Até ao fim, numa manhã de Páscoa, em que também ele, serenamente, expirou e se Passou para o Pai…