Amor, Realização Humana e Felicidade: IV. Amor e Plenitude Espiritual



A realização do ser humano acontece como um processo histórico único, original e irrepetível. A Humanidade emerge de modo único e histórico em cada pessoa na medida em que esta se realiza. Por ser uma realidade que se estrutura como processo histórico, a pessoa humana, para se dizer, tem de contar uma história. Eis a razão pela qual, quando nos queremos comunicar em profundidade, sentimos uma necessidade enorme de contar a nossa história.

A força que faz avançar a estruturação pessoal é o amor. Isto faz-nos compreender a razão pela qual, o ser humano bem amado emerge como pessoa bem estruturada. Pelo contrário, o mal amado vai-se estruturando, como pessoa complicada, mal estruturada e condicionada nas suas possibilidades para se realizar. É verdade que o ser humano vem do reino animal por via evolutiva. Mas para dizer de modo pleno o mistério do homem, já não basta dizer o animal.

No cume da marcha evolutiva, a vida deu o salto para a interioridade pessoal, tornando-se proporcional a Deus. Com efeito, a Divindade é pessoas e a Humanidade também. É aqui que radica a possibilidade da Encarnação e da comunhão humano-divina. Com a emergência da vida pessoal, a criação deu um salto para o nível espiritual, o qual é definitivo, eterno e imortal.

Com o aparecimento da vida pessoal surge na Criação a capacidade de amar. A vida espiritual, ao contrário da vida animal é imortal. Na verdade, a vida eterna surge como processo histórico no interior do nosso ser exterior e mortal. Por outras palavras, o nosso ser espiritual emerge de modo gradual e progressivo dentro do nosso ser exterior como o pintainho emerge dentro do ovo.

No coração do ser individual ou exterior emerge o nosso ser interior ou pessoal-espiritual. Com a emergência da vida pessoal-espiritual a Criação torna-se proporcional ao Criador. À medida em que emerge, a pessoa constitui-se como ser livre, consciente, responsável e capaz de comunhão amorosa. A Humanidade está a emergir de modo único, original e irrepetível no concreto de cada pessoa. Considerada no seu todo, a Humanidade é uma comunhão orgânica e dinâmica de pessoas, tal como a Divindade.

A força que possibilita esta emergência e crescimento da vida espiritual é o amor. O amor é uma dinâmica de bem-querer que tem como origem a pessoa e como meta a comunhão. É a força que nos capacita para atingirmos uma realização verdadeiramente humana. Com efeito, quando sentimos o amor dos outros cresce em nós a segurança e a confiança perante a vida. Sentimo-nos valorizados, aceites, tomados a sério e capazes de amar.

Quando sentimos que os outros nos valorizam gostamos de partilhar o que fazemos e sentimos força para ir mais longe nos nossos projectos. O amor dos outros fortalece-nos e capacita-nos para assumirmos papéis e tarefas na sociedade. O amor dos outros é uma mediação do amor de Deus, o qual nos faz renascer para uma vida nova. A Primeira Carta de São João diz que todo o que ama nasceu de Deus e conhece a Deus: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus. Aquele que não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4, 7-8).

A meta da nossa humanização é a nossa divinização. À medida em que emergimos em densidade pessoal-espiritual, estamos a oferecer a Deus matéria-prima para ser divinizada. Na verdade, seremos incorporados na Família das pessoas divinas na medida em que tenhamos emergido como pessoas. A interioridade espiritual de uma pessoa emerge como novidade total em relação aos outros. Com efeito, as pessoas não se repetem. Isto quer dizer que a emergência de uma pessoa enriquece o património da comunhão universal com um contributo único, original e irrepetível. Quando bloqueamos o crescimento de uma pessoa estamos a impedir a natureza humana de desabrochar numa novidade que nunca mais acontecerá.

À medida em que a pessoa emerge também converge para a comunhão universal da Família de Deus. Em cada ser humano a emergir está a Humanidade faminta de ser. Com efeito, à medida em que uma pessoa emerge, logo converge para esse todo humano que é um entretecido orgânico e universal. Como vemos, a pessoa só se encontra e possui plenamente na comunhão com os outros. Não estamos talhados para ser ilhas. As pessoas que optam por se tornarem ilhas, estão a mutilar o projecto humano e, portanto, a caminhar par o malogro definitivo da perdição. Como formamos um todo orgânico, à medida em que a nossa realização pessoal acontece, estamos a facilitar a emergência pessoal dos outros. Por outras palavras, pecamos contra a Humanidade quando bloqueamos a sua emergência em nós e naqueles que se cruzam connosco na vida.

A nossa consciência é o altifalante através do qual o Espírito Santo nos convida a amar os irmãos no concreto dos acontecimentos do dia a dia. O amor é, portanto, o caminho certo para edificarmos em nós e nos outros o projecto da Comunhão Universal da Família de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

O texto completo podemos encontrá-lo em Amor, Realização Humana e Felicidade, no tema O Homem no Projecto de Deus

Sem comentários:

Enviar um comentário