Construíndo a Família Cristã (III)


d) A Vida Conjugal iluminada pela Bíblia

A Bíblia não nos fornece um manual acabado de normas sobre o matrimónio. É importante distinguir os condicionamentos culturais de uma época determinada e o que é a revelação de Deus na Bíblia. É certo que a Bíblia nos fornece uma série de verdades reveladas por Deus. Mas estas verdades chegam até nós revestidas dos condicionamentos culturais próprios da época em que os diversos livros foram escritos.

Não há dúvida de que, a nível cultural, o padrão bíblico sobre a família já não serve para hoje. Assim, por exemplo, o modelo familiar que aí nos é apresentado assenta em moldes patriarcais e num contexto social de tipo rural. Na verdade não é este o molde das famílias e das sociedades do nosso tempo.

Não é difícil encontrar na Bíblia textos ou frases que revelam os condicionamentos culturais da época do escritor. É importante termos consciência deste facto, a fim de relativizarmos esses condicionamentos culturais e não os considerarmos um padrão e uma norma obrigatória. Eis um exemplo, a fim de exprimir melhor o meu pensamento: “A esposa deve submeter-se ao marido como se do Senhor se tratasse” (Ef 5, 22-24). Esta frase pode ser substituída por uma outra bem mais profunda e significativa: O marido e a esposa devem procurar em conjunto a vontade de Deus e obedecer-lhe fielmente, pois esta vontade coincide rigorosamente com o que é melhor para os dois ... Ler Mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário