David um Rapaz Corajoso


1-Viveu mil anos antes de Cristo e o seu nome era David e era o mais novo de quatro irmãos. David era descendente de Abraão. Isto quer dizer que pertencia ao povo bíblico, isto é, o povo a quem Deus confiou a bíblia que é a mensagem de Deus para a Humanidade.
Toda a gente dizia que David era um rapaz corajoso, apesar de ser muito novo. O segredo da sua coragem era a sua fé em Deus. Apesar de ter apenas doze anos, o pai confiou-lhe a tarefa de guardar um rebanho com um grande número de ovelhas. Os três irmãos mais velhos de David faziam parte do exército do rei Saúl que era o exército do povo de Deus.
Naquele tempo o exército do povo de Deus estava em guerra contra um povo que era inimigo de Deus e dos filhos de Abraão. Certo dia, o pai David confiou-lhe a missão de levar alimentos e roupa aos três irmãos mais velhos que estavam no campo de batalha.

2- Ao chegar ao local onde o exército estava acampado, David ficou chocado ao notar a angústia e o medo que se reflectia no rosto dos militares do rei Saúl. Apesar de ter apenas doze anos, não entendia aquele medo, pois os soldados do povo de Deus tinham a missão de defender a Fé do Povo de Deus. Por isso David achava que os soldados não tinham razão para ter medo, pois Deus estava do lado deles.

3-Nós somos o povo de Abraão dizia ele. Foi ao nosso povo que Deus deu a Bíblia e o Espírito Santo. Movido pela coragem que vinha da sua fé, David não se cansava de dizer aos seus irmãos e aos demais soldados: lembrai-vos de que Deus está do vosso lado, pois sois os soldados do povo do Senhor.

1- Nesse dia, David tomou conhecimento da razão do medo e da angústia que se notava nos soldados do rei Saúl. O exército inimigo tinha entre os seus soldados um gigante chamado Golias, o qual tinha uma força enorme e uma altura igual à de dois homens em cima um do outro. Golias era conhecido por todos como o gigante furioso. Bastava alguém pronunciar o nome de Golias para todos entrarem em pânico.
Ao ouvir a história do gigante ameaçador, David não entrou em pânico nem perdeu a coragem. O exército do Povo de Deus estava acampado numa colina bastante alta. No outro lado do vale havia outra colina onde estava acampado o exército dos filisteus. O vale que estava entre os dois exércitos era bastante profundo. Todos os dias, logo pela manhã, o gigante Golias aparecia no alto da colina desafiando os soldados do povo de Abraão dizendo: Se houver um soldado hebreu que me vença, dizia ele, o nosso exército retira-se e deixa-vos em paz.

2- Mas nenhum soldado se atrevia a enfrentar o gigante. David reparou que os soldados, após o desafio lançado por Golias, ficavam em silêncio, observando o gigante assustador. Foi então que David começou a pensar numa maneira de vencer Golias.

3- Como tinha a certeza de que Deus estava do seu lado, David pediu a Deus que lhe desse a sabedoria e a força que vem do Espírito Santo, a fim de encontrar a maneira de vencer o gigante Golias. Na verdade, David era um rapaz cujo coração estava cheio da força fé. Quem troça de Deus dizia ele, está condenado à derrota e ao fracasso.

1- Cheio de coragem e entusiasmo, David dirigiu-se a um soldado que estava ao seu lado e perguntou-lhe: “Mas não há mesmo ninguém que se ofereça para combater Golias? Os irmãos de David achavam que ele não tinha noção do perigo que aquele gigante representava. Por isso não podiam entender as palavras de David.
Queres dizer, responderam eles, que um de nós se deve oferecer para enfrentar Golias? Se nos apanhasse, calcava-nos e esmagava-nos sob os seus pés. Cheio da força da fé, David respondeu: “Nesse caso eu mesmo o vou enfrentar!” Os irmãos responderam: “Estás louco? Não passas de um rapazola!” Deixa-nos a comida que o pai mandou e volta para casa.

2- David respondeu: “Que importância tem o facto de eu ser um rapazola se Deus está comigo?” Estavam ali vários soldados que ouviram a conversa de David e foram comunicar ao rei que estava no interior da tenda real, a qual ficava no centro do acampamento. Ao ouvir relatar as palavras de David, o rei mandou que o trouxessem à sua presença.

3- Ao ver o rei sentado no trono real, David perguntou-lhe: “Senhor, querias realmente falar comigo?” O rei olhou para aquele rapaz magro e baixo e pensou: “Como pode este menino vencer Golias?” em seguida disse: “Sim mandei-te chamar para falar contigo”.

1- David ficou orgulhoso por ter sido chamado pelo rei e sorriu. Depois com respeito perguntou: “Majestade há algum problema relacionado comigo?” O rei respondeu: “Eu sei que te ofereceste para combater o gigante Golias. Mas como sabes, tu és ainda um rapaz pequeno e, portanto, não o conseguirás vencer”.
Nesse momento, David encheu-se de coragem e respondeu ao rei: “A minha fé diz-me que Deus está do meu lado. Se tenho comigo a força de Deus, tenho a certeza de que vou vencer Golias. Eu sei que o Deus dos Céus e da Terra, continuou David, me vai proteger e dar força para vencer Golias. Eu confio no Deus de Abraão, o qual protegeu e fortaleceu Moisés, ajudando-o a vencer o Faraó e o poderoso exército dos egípcios”. Então o rei vestiu-lhe a sua armadura, e pôs-lhe nas mãos a sua espada. Mas David mal conseguia mover-se com todo aquele peso.

2- Nesse momento teve uma inspiração e disse ao rei: “Majestade, permiti que eu vá com a arma com que defendo as ovelhas de meu pai quando algum animal feroz se aproxima”.  David referia-se à sua fisga robusta com a qual conseguia arremessar pedras com grande velocidade e impacto. Depois de ter obtido a permissão do rei, David partiu, levando apenas as suas roupas de pastor e a fisga.
3- Correu para a colina e aguardou que Golias aparecesse mais uma vez a desafiar o exército do povo de Deus. David apanhou algumas pedras afiadas para as colocar na fisga. Quando o gigante apareceu sobre a colina em frente, David foi-se aproximando até ficar a uma curta distância.

1- Ao ver David, o gigante Golias começou a rir-se e a gritar com voz forte: “Não há homens no exército dos hebreus? Por que razão me enviam este garoto? Depois, dirigindo-se a David disse: Vou despedaçar-te e deitar-te aos abutres”. David respondeu: “Estás muito enganado. Na verdade és um sujeito muito alto, mas não passas de uma casca de homem, pois não tens em ti, o Espírito de Deus.
Apesar de seres muito alto, estás vazio da força de Deus, a única que faz verdadeiros heróis. Fica sabendo que é com esta força de Deus que te vou vencer. A minha fé garante-me que Deus está por mim. Eis a razão pela qual não tenho medo de ti”.
Então David pegou numa pedra afiada, introduziu-a na fisga e apontou para a fronte do gigante. Depois de esticar a fisga largou-a deixando que a pedra fosse embater em cheio na fronte do gigante Golias, atingindo-o em cheio. Após o embate da pedrada, Golias perdeu o equilíbrio, e tombou sobre uma rocha acabando por morrer da queda.

TODOS: David libertou o seu povo do medo e da angústia. Para Celebrar este acontecimento o povo fez uma grande festa. Depois deste acontecimento, toda a gente dizia que os verdadeiros heróis são os que se deixam mover pela força de Deus.




Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário