Os Milagres de Jesus


1-Jesus fez muitos milagres, a fim libertar as pessoas dos seus sofrimentos e ajudá-las a ser felizes. Com os seus milagres, Jesus queria demonstrar às pessoas que ele era o Filho Eterno de Deus que encarnou para libertar as pessoas e conduzi-las para a festa da Família de Deus. Isto significa, portanto que os milagres de Jesus eram sinais para demonstrar o grande amor que Deus nos tem.
Jesus também se servia dos seus milagres para comunicar a Palavra de Deus, ajudando-as a crescer na fé. Eis algumas das mensagens que Jesus quis comunicar através dos seus milagres: uma vez acalmou uma tempestade violenta no lago de Tiberíades. Eis o que aconteceu: O dia amanhecia calmo. Por isso Jesus disse aos discípulos: “Vamos atravessar para a outra margem do lago. Subam todos para o barco”. Como estava cansado, Jesus adormeceu. Quando iam a meio da viagem, levantou-se uma forte tempestade de tal modo que as águas ameaçavam entrar para o barco.

2- Os Apóstolos começam a entrar em pânico, e mais aflitos ficaram ao ver que Jesus estava a dormir. Apavorados, os discípulos começam a gritar e a chamar por Jesus, pois parecia-lhes que o barco se ia afundar. Jesus pôs-se de pé e ordenou aos ventos que ficassem calmos. Nesse momento, a tempestade acalmou.

3- Em seguida, virando-se para os discípulos, Jesus disse-lhes: “porque estáveis em pânico, homens de pouca fé?”. Com este milagre, Jesus quis ensinar aos discípulos que o coração das pessoas com fé até no meio das tempestades da vida e dos perigos deve manter-se confiante, pois Deus está connosco.

1- Numa outra ocasião, Jesus foi a uma festa de casamento e, a certa altura faltou o vinho. Os familiares do noivo estavam muito aflitos, pois sem vinho a festa ia tornar-se um fracasso. Era uma vergonha para toda a família. A mãe de Jesus deu-se conta e comunicou ao seu Filho a aflição daquelas pessoas. Jesus decidiu ajudar aquela família, livrando-a da vergonha de fazerem uma festa onde o vinho nem chegou ao meio do banquete.
Estavam ali seis talhas grandes com água, a fim de as pessoas lavarem as mãos. Jesus, sem dar nas vistas fez o milagre de mudar a água das talhas em vinho. Ao fazer este milagre, Jesus libertou aquela família de um problema grave. Além disso, Jesus quis dizer aos discípulos que ele é o Salvador, aquele que traz o vinho que alegra o coração das pessoas, isto é, o Espírito Santo. Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo vai-nos tornando capazes de vencer o nosso egoísmo e, deste modo, tornar-nos agradáveis a Deus.

2- Na verdade, é o Espírito Santo que transforma o nosso coração, fazendo-nos passar do egoísmo para o amor fraterno. Ao transformar a Água em vinho bom, Jesus quis significar que ele veio para nos dar o Espírito Santo e, deste modo, nos tornar filhos de Deus Pai e irmãos do Filho de Deus (Rm 8, 14-17).

3- Este milagre de Jesus ficou conhecido como o milagre das “Bodas de Caná”. Outra vez, Jesus curou um rapaz paralítico na Vila de Cafarnaum. Este rapaz pedia esmola sentado no piso de uma rua por onde passava muita gente. Como não podia caminhar os seus amigos pegaram nele e levaram-no até Jesus, pedindo-lhe que o curasse. Aquelas pessoas tinham muita fé em Jesus e no seu poder curar. Por isso os amigos do paralítico fizeram uma coisa muito complicada, a fim de fazerem que o paralítico ficasse mesmo em frente a Jesus.

1-Jesus estava a anunciar a Palavra de Deus na casa de uma família sua amiga. A sala estava completamente cheia. Como não podiam entrar com o paralítico pela porta da sala, os seus amigos subiram ao telhado, tiraram as telhas e desceram o paralítico com umas cordas, deixando-o mesmo em frente de Jesus. Ao ver como fé daqueles jovens gerou coragem e amor Jesus disse ao paralítico: “Os teus pecados estão perdoados”. E depois acrescentou: “podes começar a caminhar”.
Com este milagre, Jesus quis ensinar às pessoas que Deus o enviou, não apenas para curar as pessoas, mas também para perdoar todos os pecados. Na verdade, foi por Jesus Cristo que a Humanidade obteve a reconciliação total com Deus, pois a partir do momento em que Jesus ressuscitou, Deus não leva mais em conta o pecado das pessoas. Isto significa que Deus não deixa de nos acolher como membros da sua Família pelo facto de sermos pecadores.

2-Mas o maior dos milagres foi a ressurreição de Jesus: Na Sexta-Feira Santa ele foi abandonado pelos seus amigos e crucificado pelos seus inimigos. Ao verem que Jesus estava nas mãos da polícia, os Apóstolos fugiram cheios de medo, perdendo a fé em Jesus. Mas dois dias depois, Jesus apareceu-lhes glorioso, dizendo-lhes que ele é o Senhor que vence a morte.
Depois de ressuscitar, Jesus aparece aos Apóstolos. No princípio, os Apóstolos ficaram com muito medo, pois pensavam que era um fantasma. Pouco depois começam a aperceber-se de que não se trata de um fantasma, mas sim de Jesus, o qual estava diferente, pois o seu corpo, agora é só espiritual. Mostrando-se aos discípulos depois da sua ressurreição, Jesus quis dizer-nos uma coisa muito importante: “Deus é mais forte do que a morte. Se permanecermos unidos a Jesus também nós ressuscitamos com Jesus.

TODOS: Depois de ter subido ao Céu, Jesus fez um milagre maravilhoso: enviou-nos o Espírito Santo que passou a habitar para sempre nos nossos corações. Jesus só fazia milagres às pessoas que tinham fé. Isto quer dizer que se tivermos fé, Jesus é capaz de realizar maravilhas em nosso favor, tal como fez em favor do Apóstolos.


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário