A Sabedoria de Jesus (I): os seus Ensinamentos

É certo que os evangelhos não nos transmitem os ensinamentos de Jesus de modo literal. Entre o acontecimento histórico de Jesus e a redacção dos evangelhos passaram-se várias décadas. Os evangelhos são resultado das catequeses das comunidades o que quer dizer os ensinamentos de Jesus já estão transformados. Isto no entanto, não significa que os evangelhos não tenham nada a ver com o que Jesus disse e ensinou.

Podemos dizer que os evangelhos são o conjunto dos ensinamentos de Jesus mas já enriquecidos pela acção do Espírito Santo nas comunidades crentes. O Espírito Santo não vem falar de si mas de Jesus: “Quando vier o Paráclito, o Espírito de Verdade que procede do Pai e que eu vou enviar-vos da parte do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também testemunhareis em meu favor, pois estais comigo desde o princípio” (Jo 15, 26-27).

O Espírito Santo e os discípulos testemunham igualmente de Jesus. A fonte da qual emergia a pregação de Jesus é a mesma da qual passou a emergir a pregação dos apóstolos após a Páscoa. Os evangelhos, portanto, transmitem-nos o Evangelho de Jesus. Os evangelhos fixam através da escrita, o mesmo de Evangelho de Cristo: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando vier o Espírito da verdade há-de guiar-vos para a verdade completa (...). Ele há-de manifestar a minha glória, pois receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que receberá do que é meu” (Jo 16, 12-15). “Enquanto estava convosco fui-vos revelando estas coisas. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele ensinarvos-à tudo e recordar-vos-à tudo o que vos disse” (Jo 14, 25-26). ... Ler Mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário