A Sabedoria de Jesus (II): o Anúncio do Reino

A Vinda do Reino de Deus foi a grande aspiração do povo Hebreu durante cerca de mil anos. Tudo começou quando o profeta Natan anunciou a David que o Senhor Deus lhe ia suscitar um filho, o qual construiria um templo para Deus. Graças a este filho de David que Deus adoptaria como seu, a casa de David permaneceria para sempre (2 Sam 7, 12-16).

Durante séculos o povo bíblico suspirou pela vinda do filho de David. Este significava para a esperança do povo, a restauração do Reino de David com o seu antigo esplendor. Jerusalém tornar-se-ia a capital mundial dos dons de Deus. Gentes de todos os povos viriam a Jerusalém procurando a Sabedoria de Deus, ao mesmo tempo que trariam as suas riquezas para os habitantes de Jerusalém (Is 60, 1-11).

Os discípulos esperavam o Reino de Deus nestes termos. João e seu irmão Tiago começam a preparar as coisas para ocuparem os primeiros lugares na corte messiânica, o que originou protestos por parte dos outros discípulos (Mc 10, 35-41). Jesus, com grande paciência e sabedoria, tenta mudar os conceitos dos discípulos, dizendo-lhes que o projecto de Deus não foi concebido segundo os critérios do mundo (Mc 10, 42-45). ... Ler Mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário