Saboreando o Sentido da Páscoa...

Era uma noite escura, embora serena e calma. No dia anterior, Deus tinha dito a Moisés que queria libertar o seu povo, pois este estava a sofrer o tormento de uma escravidão humilhante. O povo de Moisés também se chamava o povo de Deus. Era constituído pelos filhos de Abraão, um homem honesto e muito amigo de Deus.

Deus tinha escolhido Abraão para fazer com ele uma aliança de amizade, dando-lhe a garantia de que ia fazer com os seus descendentes um povo escolhido através do qual ia fazer bem a toda a Humanidade (Gn 12, 3). Quando Deus apareceu a Moisés, os filhos de Abraão estavam a sofrer os tormentos humilhantes da escravidão no Egipto. As pessoas eram reduzidas à condição de animais mal alimentados e espancados para trabalhar mais.

Perante esta humilhação, Deus lembrou-se da promessa que tinha feito a Abraão: “Com os teus descendentes farei um grande povo. Abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem e tu serás uma fonte de bênçãos. Todas as famílias da terra serão abençoadas graças aos filhos que te vou dar (Gn 12, 2-3). Quando Deus disse isto a Abraão já estava a pensar em Jesus Cristo, o descendente de Abraão através do qual foram abençoadas as famílias da terra ... Ler Mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário