Carta sobre o Amor de Deus: c) Mensagem de Deus-Espírito Santo


Eu sou a terceira pessoa da Santíssima Trindade. O meu jeito de ser pessoa é animar as relações de amor na comunhão divina e difundir a força criadora de Deus para o interior das pessoas humanas.

Tenho um jeito maternal de amar. Por isso vos conduzo ternamente ao Pai que vos acolhe como filhos e ao Filho que vos acolhe como irmãos. Fui eu que consagrei Jesus como Messias, pondo o seu interior em total comunhão com o plano de Deus e dando-lhe força para ser incondicionalmente fiel à sua missão (Mc.1,10).

Estive presente à génese da Encarnação no seio de Maria, pondo em interacção directa a interioridade espiritual do Filho eterno de Deus com a interioridade espiritual do homem Jesus, o filho de Maria. De tal modo esta união orgânica é plena e total que o filho e Maria e o Filho de Deus formam um e o mesmo, apesar de um ser plenamente humano e o outro plenamente divino.
O Baptismo no Espírito significa que eu vou dizendo a Palavra de Deus no interior dos cristãos, ajudando-os a viver como filhos de Deus e a anunciar a Boa Nova da Salvação aos que não são cristãos (Mt.3,11).

Sou eu que vos introduzo no íntimo da família de Deus, fazendo de vós filhos e herdeiros de Deus Pai e irmãos e co-herdeiros de Deus Filho (Rm.8,14-16). Conduzi Jesus para aquele jeito característico de amar: anunciar o Evangelho aos pobres, curar os doentes, fazer os coxos caminhar e os cegos ver (Lc.4,16-21).

Eu sou a Água viva que Jesus prometeu à Samaritana e aos judeus quando lhes falou à porta do Templo (Jo.4,14; 7,37-39). Sou o Revelador que, no vosso íntimo, vos ilumina e conduz para a compreensão perfeita do Plano Salvador de Deus. Sou o Consolador que vos conforta e dá força no momento das dificuldades. Ao mesmo tempo sou luz que vos conduz para a verdade total (Jo.16,7-15). Quando os inimigos da Fé vos atacarem estai confiantes, pois eu porei na vossa boca as palavras certas para vos defenderdes e dardes provas de que existe um Deus que é justo e verdadeiro (Mt.10,20; Mc.13,11).

Sou eu que faço cair dos olhos dos que aderem a Jesus Cristo essas escamas que obscurecem a mente e impedem a pessoa de compreender o mistério do Reino de Deus. Quando essas escamas caiem dos olhos o crente torna-se um Apóstolo à maneira de São Paulo (Act.10,44-47). No vosso interior sou o dinamismo da acção salvadora a actuar em vós. Sou o amor de Deus derramado nos vossos corações, a fim de vos fortalecer, curar as feridas dos vossos pecados e capacitar-vos para anunciardes o Evangelho no mundo (Rm.5,5).

Sou eu que vos faço compreender a profundidade do mistério de Cristo e da Salvação da Humanidade, Sou eu que vos dou a Sabedoria que vem do alto conferindo-vos razões para celebrar com alegria o amor salvador de Deus e saborear a grande Notícia da Salvação (1Cor.2,10-15). Com o meu jeito de animar as relações entre as pessoas divinas e humanas sou eu quem torna a vossa oração um verdadeiro diálogo com Deus. Se orardes comigo a vossa oração deixará de ser multiplicidade de rezas à maneira dos pagãos (Mt.6,7-8).

Sou eu que vos introduzo na família de Deus, do mesmo modo sou eu que vos faço compreender o significado profundo da expressão que Jesus vos ensinou como modo de orar: “Pai-Nosso”. Só orando comigo a vossa oração será diálogo e comunhão com Deus (Rm.8,26-27). No vosso íntimo eu sou o selo de Deus que vos dá a garantia de estardes marcados para o dia da Salvação (2Cor.1,22-23).

As profecias são inspiradas por mim. A pessoa que profere uma profecia verdadeira está comunicando a mensagem que eu lhe inspiro no mais profundo do seu coração. Nenhuma profecia verdadeira é mera obra da sabedoria humana ou da simples inteligência humana como diz a segunda carta de Pedro (2Ped.1,21).

Eu sou, no vosso íntimo, o princípio da Vida Nova. Jesus ensinou-vos que existe entre vós e Ele uma união orgânica semelhante à que existe entre a cepa da videira e os ramos da mesma. Eu sou a seiva da cepa que dá vida aos ramos. É por Cristo que eu penetro no interior das junturas que articulam a união entre os ramos e a cepa. Por esta razão só estando unidos a Cristo me podeis receber como seiva da Vida Eterna.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário