Colaborar com o Deus Vivo e Verdadeiro: e) Sintonia com o Dinamismo Salvador de Deus



A nossa interioridade pessoal é um feixe de energias espirituais, constituídas numa identidade única, original, irrepetível e capaz de comunhão amorosa. A comunicação com Deus acontece a partir deste núcleo íntimo atingindo sucessivamente o nível psíquico e somático, dinamizando-os e possibilitando a libertação de emoções, pensamentos e impulsos destrutivos: “Deus é espírito e os que o adoram devem adorá-lo em Espírito e Verdade” (Jo.4,24).


Deus é a origem e a cúpula das forças espirituais do Universo. As energias divinas correspondem ao nível mais nobre de todas as energias que é a vida de três pessoas de perfeição infinita em comunhão de amor incondicional. O amor é uma dinâmica de bem-querer que tem como origem as pessoas e como meta a comunhão. A Divindade é uma emergência permanente de três pessoas de perfeição infinita em convergência de comunhão amorosa.

A comunhão como dinamismo criador e salvador de Deus acontece através de Cristo que é o ponto de encontro do humano com o divino. O melhor está, portanto, ao nosso alcance, isto é, a comunhão com as pessoas divinas. Esta comunhão é orgânica e tem o jeito das relações familiares. Somos filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação a Deus Filho. O Espírito Santo é o amor maternal de Deus a inserir-nos na família de Deus (Rm 8, 14- 17).

Podemos ter a certeza de que se nos prepararmos para acolher o melhor, teremos o melhor. Pelo contrário, se imaginamos o pior para nós teremos o pior. Os nossos pensamentos, emoções e decisões são a força que determina em grande parte o que vamos ser. A Fé é que nos confere estes horizontes e a capacidade de conseguirmos o melhor, como diz o evangelho de Marcos: “Se acreditas, todas as coisas são possíveis para o que acredita” (Mc.9,23).

A fé converte-nos em crentes, capacitando-nos para termos sucesso nas nossas realizações. Mas isto é um dom que nos vem do Espírito Santo: “Jesus abriu-lhes a mente, a fim de entenderem as Escrituras” (Lc.24,45). Marcos dá-nos a garantia do sucesso pleno dos que acreditam e tomam Deus a sério: “Todas as coisas são possíveis para aquele que acredita” (Mc.9,23). Mateus vai nesta mesma linha: “Se tiveres fé nada será impossível para ti” (Mt.17,21). A Fé capacita-nos para tudo podermos em Deus: “Faça-se segundo a tua fé” (Mt.9,29).

As coisas tornam-se óptimas quando esperamos o melhor em vez do pior. Muita gente é derrotada pela vida, não por falta de habilidade ou competência, mas por falta de auto confiança, entusiasmo e Fé. A Fé dinamiza as nossas forças espirituais as quais formam o núcleo da nossa personalidade. Quando fazemos o exercício de Fé, o nosso pensamento e a nossa acção ficam em sintonia com Deus: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir sobre a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito” (Rm.12,2).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário