Colaborar com o Deus Vivo e Verdadeiro: g) Fé e Libertação Pessoal




A preocupação e a ansiedade doentia são hábitos mentais de carácter doentio e destrutivo do equilíbrio psíquico. Não nascemos com este ou quaisquer outros hábitos. Os hábitos são realidades adquiridas, por isso podem ser corrigidos e, através do exercício, ser expulsos da nossa mente. A ansiedade doentia é a causa de muitas tensões altas, problemas de coração, úlceras e artrites reumatóides. Mas podemos ultrapassar as nossas preocupações doentias e as ansiedades.

Podemos utilizar a nossa imaginação para vencer os sentimentos de medo, tentando visualizar a acção libertadora de Deus a fortalecer-nos, capacitando-nos para vencer as causas que geraram em nós pensamentos persistentes ligados ao medo. O que imaginamos pode tornar-se um facto na medida em que nos predispõe para agir de acordo com os conteúdos dessa imaginação.

Com o pensamento positivo podemos eliminar os medos anormais da nossa mente. Sabemos que, de facto, Deus está habitando em nós, enchendo-nos dessa força que vence os obstáculos e as causas dos nossos medos. Não esqueçamos que, no próprio momento em que surge um problema ou um obstáculo Deus está agindo em nós se lho permitirmos. Por outras palavras, Deus não se retira no momento das dificuldades.

O medo é dos pensamentos mais fortes que acontecem em nós, com excepção da fé. Isto quer dizer que só agindo com fé podemos vencer o medo. Pedro quis caminhar ao lado de Jesus sobre as águas dos problemas e dificuldades, mas a fé começou a fracassar e Pedro começou a afundar-se. Então Jesus disse-lhe: “Homem de pouca fé porque duvidaste?” (Mt.14,31). Quando Jesus foi a Nazaré não fez lá muitos milagres pela falta de fé dos seus conterrâneos: “E não fez ali muitos milagres por causa da incredulidade deles” (Mt.15,38; Mc.6,6).

Se tememos uma realidade de modo contínuo, começamos a criar condicionamentos psíquicos, ao ponto de fazermos que aconteça aquilo que tememos. Nas nossas conversas eliminemos palavras associadas ao medo e à ansiedade. As palavras podem ser resultado dos nossos pensamentos, mas estas também geram o nosso modo de pensar.

Se todas as manhãs procurarmos encher as nossas mentes com conteúdos de fé e esperança, o nosso modo de estar e agir vai-se modificando. É importante criarmos o hábito de falar com Deus sobre os nossos assuntos, acreditando que ele nos ouve e compreende. Acreditemos que esta maneira de falar com Deus é essencial para recebermos a inspiração necessária para superarmos os problemas da vida sem dificuldade: “Se tivesses fé do tamanho de um grão de mostarda, nada seria impossível para ti” (Mt.17,20). Como vemos, se tomarmos os evangelhos a sério temos muitas razões para vencermos os medos e as ansiedades.

A nossa falta de fé leva-nos muitas vezes a temer que tudo isto não passe de uma ilusão. Precisamos de ter fé para tomar estas afirmações a sério, pois foram escritas por gente que viveu muitos problemas e dificuldades. Não se trata de fantasia ou mero simbolismo. Não se trata de simples metáforas, mas de afirmações que apontam para uma realidade profunda. A fé é a solução para uma vida feliz: “faça-se segundo a tua fé” (Mt.9,29).

Acreditemos que para cada problema existe uma solução. Mantenhamo-nos calmos. A tensão bloqueia os pensamentos positivos e a livre circulação das energias positivas em nós. O nosso cérebro, sob stress não consegue actuar com normalidade. Falemos da dificuldade ou problema com Deus e a luz adequada para os ultrapassar surgirá.

O equilíbrio pessoal pressupõe interacção harmoniosa entre os níveis somático, psíquico e espiritual. A pessoa é um todo interactivo. A fé bíblica associa muitas vezes fé e saúde. Já vimos como os pensamentos negativos são geradores de desequilíbrio e doenças. Por outras palavras, muitas doenças estão interligadas com pensamentos negativos de medo, de inferioridade, de culpa, ressentimento e ódio.

É importante termos presente que, como diz a carta aos Hebreus, Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre (cf. Heb.13,8). O Jesus que libertou tanta gente continua vivo a actuar em nós. Se tivermos fé, Ele poderá libertar-nos como libertou tantas outras pessoas. Se existe muita desarmonia em nós, isso deve-se em primeiro lugar ao facto de haver desarmonia nos nossos pensamentos e emoções. O facto de uma actividade ou missão se tornar fácil ou difícil depende em grande parte do modo como pensamos acerca dessa mesma missão.


 
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário