Adolescência, Crescimento dos Filhos e Conflitos (IV)


f) Modos de Interpelar os Adolescentes

Os pais podem interpelar os seus filhos, sobretudo na adolescência, fazendo-lhes propostas de fidelidade aos valores e aos seus talentos e capacidades. Esta é a maneira de os ajudar a estruturar-se e crescer como pessoas realizadas e válidas para a sociedade. O adolescente encontra-se numa fase privilegiada para treinar a coragem e a fortaleza.

Eis algumas interpelações significativas que podem ser feitas aos adolescentes, a fim de os estimular à generosidade e ao amadurecimento da sua personalidade: a maior alegria que me podes dar é esforçar-te no sentido de dares o melhor de ti nos diversos aspectos e situações da vida. Quando isto acontece considero-te um herói.

Eis alguns aspectos em que eu considero que um adolescente é realmente um herói de coragem e valentia: agir e procurar fazer o que está certo e justo, mesmo que, à sua volta, os companheiros se riam. Estes riem-se para disfarçar o sentimento de inferioridade que têm por não serem capazes de proceder assim. Resistir à pressão que os colegas fazem no sentido de o levar a fumar, consumir drogas ou assumir atitudes e comportamentos violentos e incorrectos.

Corajoso e forte é o adolescente capaz de tomar atitudes de simpatia e atenção lá em casa e ajudar nos trabalhos domésticos.
Corajoso é o adolescente capaz de correr riscos para defender os valores que a sua consciência reconhece, mesmo quando muitos dos seus colegas desprezam esses valores.
Corajoso é o adolescente que procura agir de acordo com o que pensa ser recto e justo.
Corajoso e forte é o adolescente que procura tratar os outros como deseja ser tratado por eles.
Corajoso e forte é o adolescente que não tem medo de partilhar a sua opinião, mesmo quando esta é diferente da dos outros.

Corajoso e forte é o adolescente capaz de exprimir em público os seus sentimentos e emoções, mesmo que seja chorar.
Corajoso é o adolescente que decide falar com um colega marginalizado que parece estar muito só e com necessidade de comunicar.
Corajoso é o adolescente cristão que não tem vergonha de testemunhar a sua fé diante dos outros.
Corajoso é o adolescente que se mantém firme e não anda ao sabor das opiniões dos outros.
Corajoso e forte é o adolescente que, quando comete um erro, tem a coragem de o reconhecer.
Corajoso é o adolescente que não perde a esperança no meio das dificuldades, pois sabe que uma vida de sucesso também tem fracassos pelo meio.
Corajoso e forte é o adolescente que procura manter boas relações com as pessoas, mesmo com os adultos que, por vezes, não entendem as suas dificuldades e problemas.

Corajoso e digno de admiração é o adolescente que procura ser leal e verdadeiro.
Corajoso é o adolescente que não deixa que os outros o machuquem ou desiludam, procurando manter-se de pé por sua força de vontade.
Corajoso é o adolescente que sabe escolher como amigos pessoas que lhe permitem actuar segundo a sua consciência.
Corajoso, forte e extraordinário é o adolescente capaz de tomar a defesa de um companheiro que está a ser injustamente acusado.
Corajoso é o adolescente que procura cumprir a regra de oiro que Jesus ensinou: “Não faças aos outros o que não queres que eles te façam”.

Corajoso é o adolescente que trabalha para conseguir os seus sonhos e projectos, mesmo quando os outros dizem que não vale a pena lutar.
Corajoso e forte é o adolescente que é capaz de dizer não aos colegas quando estes o convidam a fazer coisas que vão contra a sua consciência.
Valente é o adolescente capaz de dizer a verdade quando faz algo de errado. Este adolescente é digno de uma grande admiração e apreço.
Corajoso e forte é o adolescente capaz de aceitar os seus defeitos, tentando levantar-se sempre após as quedas ou fracassos.


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário