Olá! Um dos temas que o pe. Santos mais aprofundou em muitos encontros e retiros foi o do Matrimónio e da Família; como aqui no blog este tema estava em faltar, durante este mês de Outubro vamos dedicá-lo a publicar textos e trabalhos que o pe. Santos desenvolveu. No final teremos mais um tema na nossa Biblioteca aqui ao lado. Um abraço!
A Bíblia reconhece que o casamento é um projecto que faz parte do plano criador de Deus. Ao pensar na criação do Homem, Deus pensou-o em termos de ser talhado para o amor fecundo, o qual se realiza em termos de comunhão familiar: “Depois, Deus disse: “façamos o ser humano à nossa imagem e semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” Deus criou o ser humano à sua imagem, criou à imagem de Deus, ele os criou homem e mulher. Abençoando-os, Deus disse-lhes: “Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra” (Gn 1, 26-28).
Deus sonhou o homem à sua imagem, por isso os criou, acrescenta o Génesis, homem e mulher. Este texto é verdadeiramente a primeira afirmação, embora ainda não explícita, de que a divindade é relações de amor fecundo. Por outras palavras, Deus não é um sujeito infinito que vive sozinho numa transcendência fechada. A divindade é relações de amor fecundo. E porque o amor fecundo e criador é a calda da felicidade, Deus sonhou o Homem com este mesmo jeito de ser ... Ler Mais ...
Sem comentários:
Enviar um comentário