Relações e Estruturação Pessoal: c) Histórias do Homem amachucado


Olá! Como certamente saberão, um dos ministérios a que o pe. Santos mais se dedicou foi ao do acompanhamento de psicoterapia: o acolhimento da pessoa com uma história marcada, para a sua libertação. Ao longo dos seus livros e textos surgem-nos o testemunho de histórias que o pe. Santos acompanhou, naturalmente com nomes fictícios. Um abraço!
1) O Falso Amor
A Mónica foi vítima de um falso amor. Há relações que enredam as pessoas numa teia que enreda e bloqueia a sua humanização.  Sabemos que a lei da humanização é: emergência pessoal mediante relações de amor e convergência para a comunhão humana universal. As possibilidades de humanização da Mónica estavam bloqueadas. Deixou-se amarrar por uma relação que a não deixou crescer como pessoa. Está dominada por um irmão, solteirão, que a castrou psiquicamente, desfazendo todas as tentativas de casamento que se lhe apresentavam.

O irmão funcionava como a escala de valores para ela. Só ele sabia o que era bom para ela. O que lhe convinha ou não era sempre o irmão que decidia. Para melhor a controlar até lhe construiu uma boa casa que era como que uma gaiola dourada. Como tinha uma visão distorcida sobre a vida humana, o irmão da Mónica considerava-se o grande amigo e benfeitor da sua irmã ... Ler Mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário