A Força que move Montanhas


1-Jesus ensinou aos seus discípulos um segredo muito importante. Se vós quiserdes, dizia ele, podeis ficar com uma força superior à dos gigantes, tornando-vos capazes de vencer todos os perigos e obstáculos. Jesus referia-se à força da fé. À maneira de exemplo, ele disse um dia aos discípulos que, com a força da fé, as pessoas podem até remover montanhas.
Jesus referia-se às grandes dificuldades que, por vezes, nos afligem, as quais são tão difíceis de remover que parecem montanhas. Só com as nossas forças não somos capazes de remover essas montanhas que nos esmagam e metem medo. Os discípulos compreenderam que Jesus lhes estava a falar da força da fé a qual, por ser espiritual, é superior a todas as forças físicas do Universo. Com a força da fé, dizia Jesus, os seres humanos são capazes de fazer maravilhas e transformar o mundo.

2- Certo dia, estava ele a atravessar um lago muito grande no barco de um amigo. Os discípulos também seguiam no mesmo barco. Como estava cansado, Jesus adormeceu. Entretanto, começa a levantar-se uma grande tempestade ao ponto de as ondas ameaçarem virar o barco.

3- Apesar disto, Jesus continuava a dormir. Os discípulos, cheios de medo, começam a gritar e a chamar por Jesus. Profundamente perturbados, diziam: “Jesus, acorda e salva-nos, pois vamos morrer aqui todos”! Jesus acordou e viu o rosto aterrorizado dos discípulos.

1-Como tinha muita Fé e o coração cheio da força de Deus, Jesus não sentiu medo nenhum. Os discípulos, muito nervosos, disseram-lhe: “não fazes nada, Senhor”! Jesus pôs-se de pé e com a força da Fé que estava dentro dele fez que tudo ficasse calmo, a começar pelos corações dos discípulos que estavam mais alterados do que as ondas do lago.
Então Jesus, sentindo-se um pouco desiludido com os discípulos, disse-lhes: Parece impossível que tenhais tão pouca fé! Como ele já lhes tinha anunciado a Palavra de Deus, esperava que eles tivessem uma fé mais crescida e forte. Apesar disto, Jesus tinha muita paciência com os discípulos e aceitava a lentidão do seu crescimento. Ele sabia muito bem que os discípulos só receberiam a luz plena do Espírito Santo com a sua ressurreição. No último dia da sua vida, Jesus fez uma ceia de despedida com os apóstolos.

2- Durante a ceia, Jesus explicou muitas coisas aos discípulos. Uma das coisas que Jesus lhes disse foi que, após a sua ressurreição, o Espírito Santo viria para lhes ensinar as coisas que por agora, eles não podiam entender. Nessa altura a sua fé iria crescer muito. E assim aconteceu. Os apóstolos iluminados com a luz da fé ficaram a compreender os mistérios de Deus e da salvação.

3- Depois o Espírito Santo deu-lhes força e uma grande coragem, a fim de eles irem pelo mundo inteiro a anunciar a Palavra de Deus a todos os povos. Após a sua ressurreição, Jesus deixou-nos o baptismo no Espírito Santo, a fim de fazermos as mesmas maravilhas que Jesus fazia. Na catequese nós aprendemos a Palavra de Deus que alimenta e faz crescer a nossa fé e nos dá uma força grande para anunciarmos a Palavra de Deus às pessoas que a não conhecem.

1- O Espírito Santo é a pessoa divina que nos conta a história do amor de Deus por todos nós. Esta história está escrita na bíblia e chama-se a revelação de Deus. Para isso, o Espírito Santo deu uma luz muito especial aos profetas e apóstolos, a fim de eles escreverem os textos que estão na bíblia. É por esta razão que o Espírito Santo ilumina o nosso coração para bem entendermos a Palavra de Deus quando lemos a bíblia ou quando ouvimos a Palavra de Deus.
Por outras palavras, graças ao Espírito Santo que habita em nós, a bíblia não é letra morta, mas Palavra viva que acende em nós a luz da fé. Graças à fé e à coragem dos apóstolos, a Palavra de Deus espalhou-se por toda a Terra.  Hoje, Deus convida-nos a estudar a sua Palavra, a fim de sermos capazes de anunciar a salvação aos nossos irmãos.
Na verdade, os cristãos são os mensageiros que anunciam a Palavra de Deus a todos os povos, línguas, raças e nações da terra. Nós sabemos que Deus tem um plano de amor para todos seres humanos. Mas os não cristãos, como não conhecem a Palavra de Deus, também não conhecem o plano do amor de Deus e por isso não se sentem agradecidos nem, abrem o seu coração ao amor de Deus.

TODOS: É importante estudar a Palavra de Deus, a fim de alimentarmos a nossa fé. A Palavra de Deus é o alimento da nossa fé. Eis a razão pela qual Jesus disse que nem só de pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus (Mt 4, 4).


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário