O adolescente é uma pessoa que se encontra numa fase privilegiada para treinar a coragem e a fortaleza.
Corajoso e forte é o adolescente capaz de fazer o que está certo e justo, mesmo que, à sua volta, os seus colegas se riam e façam troça. Os colegas deste adolescente corajoso, apesar de se rirem, sentem lá no fundo que estão perante um herói. Riem-se para disfarçar o sentimento de inferioridade que têm por não serem capazes de proceder assim.
Corajoso é o adolescente capaz de tomar publicamente atitudes para defender os mais fracos, bem como os que estão sendo vítimas da injustiça. É com pessoas assim que se constrói um mundo melhor.
Corajoso é o adolescente capaz de ajudar um velhinho em público, sem ter medo Dos comentários dos companheiros.
Corajoso é o adolescente capaz de resistir à pressão que os colegas fazem no sentido de o levar a fumar, consumir drogas ou assumir atitudes e comportamentos violentos e incorrectos.
Corajoso e forte é o adolescente capaz de tomar atitudes conscientes de simpatia e atenção lá em casa.
É muito corajoso, inteligente e forte o adolescente capaz de dar apoio aos que são humilhados por terem qualidades superiores à média.
Corajoso é o adolescente capaz de correr riscos para defender os valores que a sua consciência reconhece, mesmo quando, à sua volta, a maioria despreze esses valores.
Corajoso é o adolescente que procura agir de acordo com o que pensa ser recto e justo.
Inteligente e forte é o adolescente que procura preparar-se para ser uma pessoa livre, consciente e responsável.
Corajoso e forte é o adolescente que é capaz de ser diferente, mesmo que isso, por vezes, o torne impopular.
Corajoso e forte é o adolescente que procura tratar os outros como deseja ser tratado por eles.
Corajoso e forte é o adolescente que não tem medo de partilhar a sua opinião, mesmo quando esta é diferente da dos outros e é capaz medo de exprimir em público os seus sentimentos, mesmo que seja chorar.
Corajoso é o adolescente que decide falar com alguém que lhe parece estar muito só e necessitado de alguém para falar.
Corajoso é o adolescente que decidiu escutar os problemas de alguém que precisava de desabafar.
Corajoso é o adolescente cristão que não tem vergonha de testemunhar a sua fé diante dos outros.
Corajoso é o adolescente que se mantém firme e não anda ao sabor das opiniões dos outros.
Corajoso e forte é o adolescente que, quando comete um erro, tem a coragem de o reconhecer.
Corajoso é o adolescente que não perde a esperança no meio das dificuldades, pois sabe que uma vida de sucesso também tem alguns fracassos pelo meio.
Corajoso e forte é o adolescente que procura manter boas relações com as pessoas, mesmo com os adultos que, por vezes, não entendem as suas dificuldades e problemas.
Corajoso é o adolescente capaz de enfrentar os outros procurando, com coragem, agir de acordo com o que pensa ser correcto.
Corajoso e forte é o adolescente que procura merecer a confiança dos outros, sendo leal e verdadeiro.
Corajoso e forte é o adolescente que procura transmitir optimismo mesmo nas situações mais difíceis.
Corajoso é o adolescente que acredita em si e se esforça para atingir metas e objectivos na vida.
Corajoso é o adolescente que não deixa que os outros o machuquem ou desiludam, procurando manter-se de pé por sua força de vontade.
Corajoso é o adolescente que sabe escolher como amigos pessoas que lhe permitem actuar segundo a sua consciência.
Corajoso, forte e extraordinário é o adolescente capaz de tomar a defesa de uma pessoa que está a ser injustamente acusada.
Corajoso e forte é o adolescente que, mesmo ao ver outros troçarem dele, é capaz de se manter firme nas posições que julga serem as correctas.
Corajoso e forte é o adolescente que procura ajudar os outros os outros com um espírito de doação e gratuidade.
Corajoso é o adolescente que procura ser simpático e amável mesmo quando as coisas correm mal.
Corajoso é o adolescente que procura cumprir a regra de oiro que Jesus ensinou, a fim de atingir a perfeição: “Não faças aos outros o que não queres que eles te façam”. Mas é ainda maior se cumprir esta regra pela positiva, condição para atingir a santidade: “Faz aos outros o que desejas que eles te façam”.
Corajoso é o adolescente que trabalha para conseguir o que deseja, mesmo quando os outros dizem que não vale a pena tentar.
Corajoso é o adolescente que recorda sempre que é uma pessoa e, por isso, é importante. Por estar seguro desta verdade, nunca despreza as suas possibilidades, mesmo que os outros não acreditem nelas.
Corajoso e grande é o adolescente que procura fazer aquilo que os outros ainda não fizeram. Isto significa ser criador. Criar é fazer acontecer aquilo que ainda não aconteceu no sentido do amor, da arte, da cultura e do desporto.
Corajoso é o adolescente que se treina para ter uma vida disciplinada, desenvolvendo métodos para atingir metas, objectivos e fins. Deste modo consegue chegar muito longe.
Corajoso e forte é o adolescente que é capaz de dizer não aos colegas quando estes o convidam a fazer coisas que vão contra a sua consciência. Estes adolescentes são verdadeiros construtores de um mundo mais humano e justo.
Corajoso e forte é o adolescente capaz de dizer a verdade, mesmo quando faz algo errado.
Corajoso e forte é o adolescente capaz de aceitar os seus defeitos, tentando levantar-se sempre após uma queda ou um fracasso. É importante sabermos que a pessoa humana é um ser em construção. Ninguém é perfeito porque ninguém está acabado.
Os cristãos têm um segredo para serem verdadeiros heróis, gigantes da coragem. Este segredo é a força do Espírito Santo que está em nós. Se confiarmos no Senhor que habita em nós e nos dispusermos a acolher essa força seremos capazes de fazer as coisas mais incríveis. A bíblia fala-nos de algumas pessoas que foram capazes de fazer aquilo que toda a gente pensava ser impossível:
Temos o caso de um adolescente que foi um autêntico milagre de fortaleza e coragem: o pastor David. Com uma fisga matou um gigante que ameaçava destruir o exército do povo de Deus (1 Sam 17, 39-47).
Os apóstolos, apesar de serem gente sem cultura confundiam os doutores do seu tempo (Act 4, 13). A carta aos Hebreus diz-nos que, quando estivermos com grandes dificuldades, contemos com a ajuda de Deus que nos fortalece e nunca nos deixa perecer (Heb 4, 16).
Na véspera da sua morte, Jesus disse aos discípulos para não terem medo, dando-lhes a garantia de que, ao ressuscitar, ia enviar-lhes a força do Espírito que viria consolá-los e fortalecê-los (Jo 14, 16-31).
O Espírito Santo, em nós, opera maravilhas de fortaleza e coragem:
-Consola-nos nas situações difíceis;
-Torna-nos fortes face aos nossos adversários;
-Intercede por nós junto do Pai e do Filho;
-Defende-nos do mal;
-Faz crescer em nós o sentido do pecado (não sentimentos de culpabilidade);
-Fortalece-nos e estimula-nos a fazer a vontade de Deus;
- Cristo só confiou aos Apóstolos a missão de evangelizar o mundo de pois de lhes comunicar o dom do Espírito Santo;
-O Espírito Santo habita em nós, diz o evangelho de São João (Jo 14, 17);
No antigo Testamento diz-se muitas vezes que o Espírito de Deus veio sobre um pessoa. Com este modo de falar, a Bíblia queria referir-se a uma missão ou ministério temporário e passageiro; Jesus, agora diz que os crentes são habitados pelo Espírito Santo de modo permanente e para sempre (Jo 14, 16);
O Espírito Santo é princípio animador de relações e vínculo de comunhão orgânica. É por esta razão que, graças à habitação do Espírito Santo em nós, ficamos a pertencer à família da Santíssima Trindade.
Através do Espírito Santo, ficamos em intercomunicação com as pessoas de Deus Pai e Deus Filho. Eis a razão pela qual, Cristo Ressuscitado está mais perto de nós do que qualquer outro amigo.
Para onde quer que vamos, Deus Pai e Deus filho vão connosco, pois estão organicamente unidos a nós graças à acção do Espírito Santo; São Paulo diz que não devemos pecar, a fim de não contristarmos o Espírito Santo que habita em nós (Ef 4, 30);
O Espírito Santo, no nosso íntimo, não é uma presença estática. Pelo contrário, com é princípio animador de relações está constantemente animando o nosso interior, capacitando-nos para comunicarmos com os outros e fazermos maravilhas;
Uma das coisas importantes que o Espírito Santo faz em nós é iluminar a nossa mente e ajudar-nos a compreender as coisas de maneira nova e muito mais profunda; Jesus diz que o Espírito Santo nos ensinará todas as coisas, fazendo-nos ver o sentido pleno da Palavra de Deus e do seu querer (Jo 16, 13);
Antes da ressurreição de Cristo, os discípulos não foram capazes de ver o alcance mais profundo dos ensinamentos de Jesus. Mas quando o Senhor Ressuscitado lhes enviou o Espírito Santo começaram a ver as realidades de modo muito diferente;
No nosso íntimo, o Espírito Santo é uma fonte de Água Viva a jorrar vida Eterna, isto é, relações de comunhão com Deus e os irmãos (cf. Jo 7, 37-39).
As imagens usadas pelo Novo Testamento para falar do Espírito Santo são muito significativas:
-Um auxiliar;
-Um companheiro;
-Um mestre;
-Fonte a partir da qual brota Água Viva;
-Habita naqueles que o recebem, mediante a Fé;
-Ele é a presença da força criadora e salvadora de Deus em nós;
-Unidos ao Espírito Santo podemos fazer todas as coisas;
O poder da Fé e o poder do Espírito Santo identificam-se: pode mover montanhas, isto é, é a força mais potente de todo o Universo; mediante o Espírito Santo Cristo permanece connosco até ao fim do Mundo;
A nossa coragem e a nossa sabedoria serão infinitamente maiores se estivermos unidos ao Espírito Santo que habita em nós e nos põe em comunhão com Deus e os irmãos.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário