O Significado do Pai-Nosso!



Um dia os apóstolos disseram a Jesus: “Ensina-nos a rezar”. Jesus respondeu ao seu pedido ensinando-lhes o “Pai-Nosso”. A partir daquele dia, o Pai-Nosso ficou o modelo do que é uma oração à maneira de Jesus. Por isso, todos os cristãos o aprendem de cor.

O Pai-Nosso é usado em todos os momentos importantes da vida dos cristãos: celebrações do Baptismo, da Eucaristia, da Confirmação, nos funerais, nos casamentos e em muitas outras circunstâncias.

É importante sabermos que o Pai-Nosso não é para se repetir de maneira mecânica como repetimos a tabuada. Pelo contrário, é uma oração para meditarmos e aprendermos a orar à maneira de Jesus. Só deste modo, o Pai-Nosso nos pode ajudar a crescer na fé e na comunhão com Deus.

Em primeiro lugar, pela oração do “Pai-Nosso” Jesus ensina-nos a aproximarmo-nos de Deus Pai, sabendo que somos seus filhos. Podemos falar com Deus Pai como um filho fala com um pai muito bom. Depois sabemos que o Espírito Santo, com o seu amor de mãe, nos ajuda neste diálogo com Deus Pai.

Pai-Nosso que estais nos Céus, dizemos nós. Depois mostramos o desejo de santificar o nome de Deus. Por isso dizemos: “santificado seja o vosso nome”. Quando Moisés se aproximou de Deus no Monte Sinai, Deus falou-lhe dizendo: “Não te aproximes. Tira os teus sapatos, pois o lugar que estás pisando é sagrado”. Isto significa que Deus é muito superior a nós.

Mas Deus é tão bom que quis ser nosso Pai. Deste modo tornou-se muito próximo de nós. Graças ao facto de estarmos unidos a Jesus Cristo, filho de Deus e nosso irmão, Deus Pai já está distante de cada uma de nós.

A nossa união a Cristo faz de nós membros da família de Deus. Por isso podemos Chamar Pai a Deus Pai, como faz Jesus, sabendo que está no mais íntimo do nosso coração.

Nós dizemos “Pai-Nosso que estais nos Céus”. Isto significa que, apesar de habitar em nós, Deus continua a ser uma realidade misteriosa, isto é, que não vemos e só pela fé podes entender. A mensagem do “Pai-Nosso” é muito profunda, pois ensina-nos que, se somos família de Deus, as pessoas humanas são todas nossas irmãs.

Além disso, o “Pai-Nosso” diz-nos que devemos construir a Família de Deus Pai, pois ele vê-nos como filhos seus. Jesus disse-nos para nos aproximarmos de Deus Pai com muita confiança.

No “Pai-Nosso” pedimos a Deus que o seu nome seja santificado. Isto quer dizer que devemos anunciar o amor de Deus aos irmãos e fazermos o bem a todos, a fim de as pessoas reconhecerem que é verdade o que anunciamos. Quando isto acontece, o nome de Deus é santificado, isto é, as pessoas dizem bem de Deus devido ao bem que nós lhes fazemos.

No “Pai-Nosso” ainda dizemos: “Venha a nós o vosso Reino. Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu”. O Reino de Deus significa a morada de Deus com todos os seres humanos, libertos do pecado e das imperfeições.

A sabedoria e a força de Deus renovam e tornam perfeitas as pessoas humanas, de acordo com um plano que Deus fez logo no princípio da Criação. As pessoas que se unem a Jesus, passam a fazer a vontade de Deus Pai como ele fez. Por isso dizemos seja feita a vossa vontade.

Jesus disse que o Reino de Deus não está longe. Está dentro de nós, mas ainda não se manifestou nem revelou totalmente. O Reino de Deus é constituído por Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo e todas as pessoas humanas que fazem a vontade de Deus.

No “Pai-Nosso” também pedimos a Deus o “pão-nosso de cada dia”. Como somos filhos de Deus, temos o direito de pedir o alimento a Deus Pai e ao nosso irmão Jesus Cristo. O pão de cada dia não é apenas o pão que vai para o estômago, mas também o pão que alimenta a nossa mente e o nosso espírito. Jesus ensina-nos deste modo a dizer a Deus com toda a confiança: “Dai-nos neste dia tudo o que necessitamos”.

Outra verdade importante do Pai-Nosso é que Jesus nos manda pedir perdão a Deus pelos nossos pecados. Mas Jesus diz-nos que também nós devemos perdoar aos que nos fazem mal. Por isso dizemos “Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Mas, como para nós, não é fácil perdoar, Jesus ensina-nos a pedir ao Pai força para sermos capazes de nos reconciliar com os irmãos.

A última petição do Pai-Nosso é: “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. A vida é como uma luta que temos de enfrentar todos os dias. Em cada dia temos de saber dizer não ao mal e fazer coisas boas, como Deus nos pede. Por isso pedimos a Deus que nos fortaleça, a fim de não falharmos na vida.

A oração do Pai-Nosso é um resumo do Evangelho que Jesus pregou. Ajuda-nos a crescer na fé ao jeito de Jesus que confiava em Deus Pai como um menino que tem pais bons confia neles. Quando rezamos ao jeito de Jesus, o Espírito Santo ora connosco e com um coração de mãe põe-nos em comunhão com Deus Pai que nos acolhe como filhos.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário