Liberdade e Humanização

Judeus em Oração na direcção de Jerusalém (Montreal, Canadá)


I.   A LIBERDADE COMO PROCESSO
a) A Emergência da Liberdade
b) Liberdade e Humanização
c) Relação Entre Amor e Liberdade
d) Liberdade e Dignidade Pessoal
e) Liberdade Fraternidade

II.A LIBERDADE É SEMPRE UM BEM
a)   A Liberdade é Boa por Natureza
b)   A Liberdade e o Amor
c)   A Liberdade e a Consciência Moral


I.     A LIBERDADE COMO PROCESSO

a) A Emergência da Liberdade

Ser livre é ser capaz de se relacionar amorosamente com os outros e de interagir criadoramente com as coisas e os acontecimentos. A liberdade é o resultado de uma cadeia de opções, escolhas e realizações na linha do amor.

É importante não confundir liberdade com livre arbítrio. Na verdade, muitos dos discursos que ouvimos sobre a liberdade não são mais que referências ao livre arbítrio. A possibilidade de o ser humano ser livre radica no livre arbítrio, capacidade psíquica de optar pelo bem ou pelo mal.

O livre arbítrio tem uma vertente biológica e outra cultural. A base biológica do livre arbítrio é o neocortex, o sector inteligente do nosso cérebro, o qual anula no ser humano a estrutura rígida dos instintos. Os instintos são, no animal, a ditadura da espécie sobre o indivíduo. Os comportamentos instintivos são respostas exactas dos animais aos estímulos.

Devido ao sector inteligente do cérebro humano, o neocortex, os nossos instintos são diminuídos na sua força impositiva, tornando-se impulsos. Graças a este facto, a resposta humana aos diversos impulsos já não é uma ditadura da espécie sobre os indivíduos. Pelo contrário, vemos uma variedade enorme de respostas humanas até no que se refere aos estímulos fundamentais: fome, sexo, modo de enfrentar os perigos, etc.

Além da vertente biológica, o livre arbítrio tem ainda a vertente cultural, a qual é constituída pelo conjunto de valores e critérios que os outros inscreveram em nós mediante o processo de aculturação e educação.

O decisivo é fundamental o amor com que os outros nos amaram. A lei da humanização é esta: Ninguém é capaz de amar antes de ter sido amado, e o mal amado ficará a amar com tropeções, bloqueios e limitações sem disso ter culpa. É assim o leque de possibilidades ou talentos de que dispomos para nos podermos realizar e tornar mais ou menos livres... (Ler Texto Completo)

Sem comentários:

Enviar um comentário