Os Profetas Bíblicos e a Força de Palavra


I – O profeta Isaías
II - O Deutero Isaías
III – O Profeta Jeremias
IV – O Profeta Ezequiel
V - Os profetas Pos-exílicos
VI-  Nascimento do Judaísmo
VII - O Profetismo Apocalíptico


I - O Profeta Isaías

O livro actual do profeta Isaías tem 66 capítulos. Os biblistas estão todos de acordo de que os escritos do presente livro de Isaías não pertencem todos ao mesmo autor e não são todos do século oitavo antes de Cristo. Com efeito, todos concordam que existe um núcleo deste livro que pertence ao profeta Isaías, mas que uma grande parte do actual texto provém de outros autores, discípulos e intérpretes do profeta.

Todos concordam em que os capítulos 40-66 não pertencem a Isaías. Estes capítulos reflectem uma situação histórica que existiu cerca de dois séculos após a morte do profeta:
- A queda de Jerusalém e o exílio;
- Sinais da iminente queda de Babilónia, a dominadora do mundo e a ascensão do Império Persa;

Dá-se o nome de Deutero Isaías ao autor destes capítulos. Há mesmo quem distinga um terceiro Isaías, autor dos últimos 10 capítulos (56-66). Com efeito, estes escritos pressupõem que já aconteceu o regresso do povo do exílio de Babilónia. Os capítulos 1-2 reflectem o primeiro período da actividade profética de Isaías (742-732 a C). Os capítulos 28-32 reflectem a última etapa da sua actividade (715-701). Eis a síntese dos escritos genuínos de Isaías:
Cap. 1-2: Oráculos e narrativas proféticas;
Cap. 13-23: Oráculos contra as nações estrangeiras;
Cap. 28-32: Oráculos proféticos.

Isaías cresceu nos círculos privilegiados de Jerusalém, cidade que ocupa um lugar privilegiado no coração do profeta. Jerusalém é o lugar onde está o templo de Yahweh e a sede do trono de David. Na visão de Isaías existe uma relação muito íntima entre Yahweh e a dinastia de David... (Ler o Texto Completo)

Sem comentários:

Enviar um comentário