Pentateuco e o Deus da Aliança


I.     Criação, Promessa e Aliança no Génesis
a)    Relatos do Génesis e História da Salvação
b)   Textos Significativos

II.      O Êxodo Como Nascimento Histórico de Israel
a)    O Livro do Êxodo
b)   A Realização da Promessa


I.     Criação, Promessa e Aliança no Génesis

a) Relatos do Génesis e História da Salvação

O livro do Génesis é, na realidade, uma introdução ao Êxodo, o  poema dos altos feitos de Deus e das maravilhas que o Senhor operou em favor do seu Povo. As histórias dos patriarcas são feitas dentro de um mesmo modelo. Todas têm como pano de Fundo a posteridade de Abraão, Isaac e Jacob como o povo eleito. Está presente a Terra Prometida, a estadia do povo no Egipto, e o acontecimento da libertação. Os relatos do livro do Génesis foram escritos tendo como pano de fundo a tradição da libertação do Egipto e a experiência da Aliança de Deus feita a David (cf Sal 89).

Podemos dizer que os relatos do livro do Génesis pertencem à história da Humanidade apenas na medida em que lhe conferem sentido. Isto é evidente, por exemplo no relato da permanência no Paraíso (Gn 2, 4-3, 24). A história está cheia de descrições simbólicas como a Árvore da Vida ou a serpente maldosa, as quais já existiam no folclore antigo.

A existência humana é personalizada na figura de Adão. O Homem vem da terra, mas a sua humanização não é produto da terra. O Senhor Deus insufla nas suas narinas o sopro da vida graças ao qual o homem se torna um ser vivente. O Homem está talhado para a relação com Deus e, como demonstra o relato da criação da mulher, talhado igualmente para a relação com os demais seres humanos. Apenas pode realizar-se e atingir a sua plenitude nesta interacção humano-divina.

A vida, portanto, é um diálogo entre o Homem e Deus. O Espírito de Deus, o sopro de vida, é quem nos capacita para esta dinâmica relacional. O pecado surge aqui como uma opção do Homem contra Deus. Mais à frente, no relato do dilúvio verificamos que Deus tem intenção de salvar a Humanidade. Por isso poupa um resto fiel, isto é, o núcleo familiar de Noé.

O tema do pequeno resto é muito importante na Bíblia, pois significa que Deus vai recriar a Humanidade a partir de um pequeno resto de homens fieis. Eis algumas passagens que nos dão a entender a importância do resto fiel no plano de Deus... (Ler o Texto Completo)

Sem comentários:

Enviar um comentário