Colaborar com o Deus Vivo e Verdadeiro (I)

Monges no templo de Song Pee Nong, Tailândia (fonte: National Geographic)

a) Colaborar com a Acção de Deus em Nós

A presença de Deus em nós não é apenas uma questão teórica. A força e o poder de Deus é real e está disponível em cada momento para fluir de Deus para nós se lhe abrirmos as vias de circulação: “Eu sou a verdadeira videira e meu Pai é o Agricultor. Ele corta os ramos que não dão fruto e poda os ramos fecundos, a fim de darem mais fruto (…). Tal como os ramos não podem dar fruto por si mesmos, mas só permanecendo na videira, assim acontecerá convosco se não permanecerdes em mim (…). Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e assim acontecerá” (Jo.15,1-7).

Com Deus podemos dominar os problemas do dia a dia. O grande segredo é confiar. Em primeiro lugar confiar em Deus e depois em nós mesmos, pois na medida em que estamos unidos a Deus através de Cristo somos fortalecidos e capacitados para coisas extraordinárias. Podemos ter a certeza de que Deus optimiza as nossas capacidades fazendo que, sem deixarmos de ser os mesmos, passamos a ser profundamente diferentes. Na medida em que permitimos ao Espírito Santo actuar em nós, a força e o poder de Deus passa a circular em nós.

No evangelho de São João, Jesus diz que ele e o Pai são um (Jo 10, 30). Não por se confundirem ou fundirem, mas porque vivem em comunhão orgânica animada pelo Espírito Santo.  Assim acontece connosco se deixarmos que o Espírito Santo alimente esta mesma comunhão orgânica com Deus Pai e Deus Filho. Quando isto acontece, podemos ter a certeza de que o sucesso está garantido.

Agora já podemos compreender a raiz da confiança cristã. Por estar fundamentada em Cristo (a cepa da videira) e no Espírito Santo que é a seiva a circular da cepa para nós, os ramos, esta confiança e segurança não é de modo nenhum presunção ou vaidade. É através da união a Cristo que o poder de Deus flui para nós. São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Estar em sintonia com o Espírito Santo que nos habita é estar em sintonia em sintonia com a força criadora e salvadora de Deus. Esta certeza de gera em nós uma auto confiança enorme capacitando-nos para realizações cheias de sucesso. Mas não pensemos que esta realidade acontece de modo mágico. Sem um empenhamento sistemático da nossa parte, não oferecemos a Deus condições para agir. Possuímos um feixe enorme de energias no nosso íntimo. Mas estas energias só podem ser dinamizadas e orientadas de modo libertador na medida em que estejamos em sintonia com a acção de Deus em nós.

Quando activadas por traumas e experiências muito dolorosas, as energias do nosso ser profundo são activadas de modo desarmonioso e descontrolado, provocando situações de grande sofrimento e distúrbio social. É muito frequente encontrarmos pessoas infelizes e privadas de auto estima. Em geral estas pessoas estão atormentadas por sentimentos de inferioridade e falta de segurança.

A libertação destas pessoas passa pela desdramatização das experiências negativas que estão na base da sua auto estima. Estas pessoas têm de libertar a mente de pensamentos negativos, ocupando-a com outros pensamentos positivos. Se o não puder fazer sozinha pode recorrer a uma ajuda técnica. A este respeito a carta aos Filipenses diz o seguinte: “Tudo posso através de Cristo, o qual me fortalece e capacita” (Flp 4,13).

Os crentes devem repetir este e outros pensamentos semelhantes durante o dia. Pouco a pouco a mente negativa e geradora de fracasso começa a ser um manancial de paz e fortaleza. Porquê caminhar quando posso voar. Esta viragem psíquica e espiritual acontece não só pela nossa técnica de mudar os pensamentos. A técnica apenas oferece condições a Deus para actuar.

Quanto mais difícil for a situação da pessoa maior deve ser o esforço de esvaziar a mente de pensamentos negativos, colocando em seu lugar pensamentos positivos, alimentando a mente com a sabedoria das Escrituras que é o alimento da Fé. É bom repetirmos muitas vezes para nós: “Deus é real e verdadeiro. Eu sei que Ele está comigo e por mim. Eu sei que a Palavra de deus e a presença maternal do Espírito Santo em mim me ajuda a transformar a mente e o coração. A luz de Deus vai emergir no interior da minha mente e do meu coração. Por isso tenho a certeza de que, com ele, vou ter sucesso nas minhas tarefas e empreendimentos. Logo de manhã podemos dizer-nos cheios de confiança em Deus: “Sei que o meu dia vai ser bom”. Se dissermos isto com fé e confiança podemos ter a certeza de que isto vai mesmo acontecer.

Deus é dinâmica amorosa. Deus é amor, dizem as Escrituras (1 Jo 4, 7; 4, 16). A fonte criadora de todas as coisas, portanto, é o amor de Deus. Ora este amor habita em nós (Rm 5, 5). Se lho permitirmos, a força criadora de Deus começa a criar em nós e por nós. Então teremos oportunidade de fazer a experiência de que isto ultrapassa tudo o que podíamos imaginar. Isto é obra de Deus, não nossa. O nosso mérito consiste apenas em desobstruirmos as vias da interacção e circulação da energia de Deus em nós.

A Fé é profundamente poderosa e capaz de vencer as forças negativas do medo, da ansiedade, dos ressentimentos e de nos capacitar para realizarmos maravilhas que, sem ela, nunca poderíamos realizar. As atitudes das pessoas são mais importantes do que os factos em si. Seja qual for o acontecimento, a atitude que tomamos face a ele é mais importante do que o próprio acontecimento. O modo de pensar sobre um acontecimento pode derrotar a pessoa ainda mesmo antes de fazer algo. Um pensamento positivo é capaz de modificar ou ultrapassar as dificuldades relacionadas com o acontecimento.

As pessoas dominadas por um complexo de inferioridade vêem os factos através de uma lente sombria e triste. Se estas pessoas começarem a alimentar a Fé com a Palavra e deixar o Espírito Santo actuar em si dentro de pouco tempo e sem saber bem como, fazem a experiência de que as coisas estão mesmo a mudar. Deixando-se transformar pela força de Deus, a pessoa vai passando pouco a pouco do sentimento de derrota para a sensação de vitória.

É um facto importante Deus estar em nós e por nós. Isto não quer dizer que, pelo facto de estar por nós esteja contra alguém. Deus é amor e por isso nunca se vinga de ninguém. É muito perigoso brincar com Deus. Não porque Deus se vingue, pois Deus nunca se vinga. Mas é perigoso brincar com Deus, pois isso é o sinal evidente de que a pessoa entrou no caminho do malogro e do fracasso.

É muito importante que a pessoa saiba que a vontade de Deus a seu respeito coincide rigorosamente com o que é melhor para a pessoa. Por esta razão é bom para a pessoa dizer-se com frequência: “Sinto-me seguro, pois sei que Deus está comigo e me ama mais que qualquer outra pessoa. Eis o que a este propósito diz a segunda Carta aos Coríntios: “Por isso não desfalecemos, pois ainda que o homem exterior se vá degradando, o interior renova-se e fortalece-se mais e mais em cada dia que passa” (2Cor.4,16).

Este texto magnífico revela que São Paulo tinha uma experiência magnífica da presença e da acção de Deus em nós. Para aprofundarmos esta experiência da acção de Deus em nós é importante pararmos, concentrarmo-nos e tentar visualizar a presença deste Deus Vivo e Verdadeiro a actuar em nós e através de nós. Segundo a Bíblia, o coração é o núcleo essencial da personalidade onde se joga a tarefa de optar por Deus e os irmãos ou contra Deus e o próximo. Depois de tentarmos visualizar com a mente e a imaginação este núcleo essencial da personalidade e a acção de Deus em nós, podemos dizer algo parecido com isto:

“Deus está no meu interior ajudando-me e guiando-me. Por isso tenho a certeza de que este é um dia de libertação e salvação para mim. Sei que os factos deste dia, graças à presença de Deus em mim e por mim vão ser adequadamente resolvidos, acabando por ser positivos”.

Tenhamos a certeza de que isto não é mera auto-sugestão, mas exercício da Fé. Graças a este exercício, começamos a dar espaço à circulação da força criadora de Deus em nós. Procedendo assim, podemos verificar com alegria como a força criadora e libertadora de Deus está a realizar mudanças significativas em nós, capacitando-nos para enfrentar os acontecimentos e construirmos de modo positivo a nossa vida.

Na medida em que a nossa mente comece a ser habitada com os conteúdos da Palavra de Deus e por pensamentos de confiança em Deus e de auto estima, começamos a agir sem medo, sem ansiedade e sem angústia. Como resultado desta mudança, começamos a ser capazes de minimizar e ultrapassar os obstáculos, dizendo com São Paulo: “Se Deus está por nós quem pode estar contra nós?” (Rm.8,31).

A Bíblia, usando um símbolo bonito, diz que, no centro do Paraíso, estava a árvore da Vida. Os seus frutos davam vida eterna às pessoas que os comessem (Gn.2,9). Ao ser expulso do Paraíso, Adão ficou sem a possibilidade da vida eterna (Gn.3,22). Deus enviou o Seu Filho que nos comunicou a vida de Deus em grandeza humana. Ele é a Árvore da Vida que nos dá o fruto da Vida Eterna mediante o dom da ressurreição (Jo.6,55-58). O fruto da Árvore da Vida Eterna é o Espírito Santo que enche o nosso coração e a nossa mente com a força de Deus, activando o melhor das nossas energias somáticas, psíquicas e espirituais. No nosso íntimo, diz o evangelho de São João, o Espírito Santo é uma Água Viva a jorrar Vida Eterna (Jo.4,14; 7,37-39).

O Espírito Santo é o amor maternal de Deus. Ele é princípio animador de relações de amor e vínculo de comunhão orgânica. O Espírito Santo difunde a força de Deus no nosso íntimo, activando e optimizando o manancial das nossas energias espirituais, as quais são um potencial maravilhoso de comunhão com os irmãos e de interacção criativa com todas as coisas.

Para conseguirmos esta sintonia espiritual com Deus é importante esforçarmo-nos por esvaziar a mente de pensamentos negativos como medo, ansiedade, vingança, ressentimento, ódio ou sentimentos de culpa. Vale a pena repetir uma frase que Santa Teresa gostava de dizer: “Tudo passa excepto Deus”. Frases como esta e tantas outras parecidas têm um efeito directo e eficaz sobre a nossa mente e o nosso coração. É verdade que os pensamentos geram as palavras. É certo que as palavras veiculam e dão corpo aos pensamentos. Mas também é verdade que as palavras modificam profundamente a nossa maneira de pensar. Por outras palavras, não é indiferente o facto de repetirmos para nós mesmos certas afirmações positivas ou citações da Escritura. Esta maneira de proceder vai modificando a nossa mente, ajudando-nos a ser mais positivos na nossa maneira de pensar e agir.

Como amor de Deus derramado nos nossos corações, o Espírito Santo é, no nosso íntimo, a certeza do perdão e do amor de Deus, bem como da nossa salvação: “Foi também em Cristo que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho que vos salva. Foi também em Cristo que acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito Santo prometido, o qual é a garantia da nossa herança da salvação, a fim de tomarmos posse dela no dia da Redenção” (Ef 1, 13-14).

A Palavra de Deus é a força interior que nos limpa e põe em comunhão com Deus: “Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim que eu permaneço em vós” (Jo.15,3-4). Deus é a fonte de todas as energias. Com efeito, as energias cósmicas são criação de Deus. A mais nobre e potente destas energias é o Amor. O próprio Deus, fonte destas energias, é Amor

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário