Amor, Realização Humana e Felicidade: II. O Homem Velho e o Nascimento do Homem Novo




O Homem surgiu na história como resultado de um processo evolutivo a partir do animal. Por outro lado, o homem novo ainda está em construção. Eis a razão pela qual nós experimentamos uma ambiguidade existencial que, por vezes, se torna para nós uma fonte de sofrimento.

Podemos dizer que o homem velho é aquele que ainda está umbilicalmente ligado ao mundo animal. O homem novo, pelo contrário, é aquele que emerge a partir do processo da humanização, constituindo-se como pessoa livre, consciente, responsável e capaz de comunhão.

Deus chama-nos a facilitar a emergência do homem novo tentando dominar as tendências do velho que ainda está vivo em todos nós. O evangelho de São João diz-nos que temos de nascer de novo pelo Espírito Santo, a fim de que possa emergir o homo novo configurado com Cristo (Jo 3, 3-6). O Espírito Santo, no nosso coração, convida-nos a alegrar-nos com o bem que há em nós e nos irmãos. É ele que nos ajuda a edificar o Homem Novo cujo coração se vai configurando progressivamente com o jeito de ser e amar de Jesus Cristo ... Ler Mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário