Amor, Realização Humana e Felicidade: III. Amor e Humanização



Deus quis que o Homem nascesse inacabado, a fim de tomar parte na sua própria criação. Ao criar-nos, Deus convidou-nos a tomar parte na nossa realização, a fim de colaborarmos com o Espírito Santo na tarefa histórica da construção humana. É exactamente isto o que Jesus nos quer dizer quando nos diz que temos de renascer pelo Espírito Santo (Jo 3,6). Na verdade, o nosso ser interior, por ser espiritual, nasce do amor maternal do Espírito Santo e não dos impulsos da carne ou do querer do Homem, diz Jesus (Jo 1, 12-13).

Nascemos para entrar na marcha da humanização cuja lei é: “Emergência pessoal mediante relações de amor e convergência para a Comunhão Universal.” Emergir como pessoa significa crescer em densidade espiritual e capacidade de interagir com os outros em dinâmica de comunhão.

A marcha da evolução trouxe-nos até à complexidade cerebral própria do homem. Com este salto biológico aconteceu a hominização, isto é, a estrutura natural capaz de iniciar a humanização. Como ser em realização histórica, a pessoas humana está a emergir e a estruturar-se em duas dimensões muito diferentes: A dimensão exterior que é o nosso ser individual e mortal, e a interior que é o nível do ser pessoal-espiritual, o qual é irreversível ou imortal  ... Ler Mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário