A realização do ser humano acontece como um processo histórico único, original e irrepetível. A Humanidade emerge de modo único e histórico em cada pessoa na medida em que esta se realiza. Por ser uma realidade que se estrutura como processo histórico, a pessoa humana, para se dizer, tem de contar uma história. Eis a razão pela qual, quando nos queremos comunicar em profundidade, sentimos uma necessidade enorme de contar a nossa história.
A força que faz avançar a estruturação pessoal é o amor. Isto faz-nos compreender a razão pela qual, o ser humano bem amado emerge como pessoa bem estruturada. Pelo contrário, o mal amado vai-se estruturando, como pessoa complicada, mal estruturada e condicionada nas suas possibilidades para se realizar. É verdade que o ser humano vem do reino animal por via evolutiva. Mas para dizer de modo pleno o mistério do homem, já não basta dizer o animal.
No cume da marcha evolutiva, a vida deu o salto para a interioridade pessoal, tornando-se proporcional a Deus. Com efeito, a Divindade é pessoas e a Humanidade também. É aqui que radica a possibilidade da Encarnação e da comunhão humano-divina. Com a emergência da vida pessoal, a criação deu um salto para o nível espiritual, o qual é definitivo, eterno e imortal ... Ler Mais ...
Sem comentários:
Enviar um comentário