Carta sobre o Amor de Deus: b) Mensagem de Deus-Filho

       


Fiz-me vosso irmão por amor. Eu sabia que se me fizesse vosso irmão vós vos tornaríeis filhos de Deus meu e vosso Pai. Por isso resolvi encarnar. Amo-vos como um irmão totalmente leal e fiel. Permanecei no meu amor e sereis felizes (Jo.15,9). Como sabeis, ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelo seu amigo (Jo.15,13). Ninguém será capaz de anular este amor que tenho por vós. Por isso o meu Apóstolo Paulo disse: “Quem será capaz de nos excluir do amor de Cristo?” (Rm.8,35).
       
Fazei o bem aos vossos irmãos. Lembrai-vos do grande amor com que vos amei (Ef.2,4). O amor do Pai por vós cumpriu-se no meu jeito de vos amar (1Jo.2,5). Amei-vos ainda antes de me conhecerdes e quando ainda éreis pecadores. Os fariseus acusaram-me e perseguiram-me, dizendo que eu comia com publicanos e pecadores (Mt.11,19). A minha relação convosco é de amigo e irmão e não de criado ou escravo. Por esta razão vos dei a conhecer os segredos que o Pai me revelou (Lc.12,4). Trato-vos como amigos e não como servos (Jo.15,15).
      
Ao encarnar tornei-me para vós a fonte da vida. É por mim que podeis participar na plenitude da ressurreição (Jo.11,25). Por ser o Salvador dou sentido pleno à vossa vida. Para vós eu sou realmente o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo.14,6). Pela Encarnação faço convosco uma união orgânica. Sou para vós a fonte da vida nova. Com efeito, eu sou o Pão do Céu que dá a vida eterna (Jo.6,50-57).
       
Sou o Bom Pastor que dá a vida por vós, pois fui perseguido, mal tratado e morto para vos conduzir à vida plena (Jo.10,11-14). Vós tereis vida e dareis muitos frutos na medida em que estiverdes unidos a mim, tal como os ramos da videira, para dar fruto, têm de estar unidos à cepa (Jo.15,1-7).

Antigamente, Deus falou através profetas, revelando o seu plano de Salvação. Mas o modo como essa revelação chegava às pessoas era ainda muito limitada. Agora, eu trouxe a revelação perfeita, pois vim de junto do Pai. Por isso chegaram os tempos da revelação plena e perfeita. Por esta revelação podeis compreender como, através de mim, vos tornastes família de Deus (Heb.1,1-4).

Através de Adão, a Humanidade ficou bloqueada e não podia atingir a plenitude da comunhão com Deus. Eu vim e a Humanidade ficou plenamente reconciliada com Deus (2 Cor, 5, 17-21). O meu Apóstolo Paulo tem toda a razão quando afirma que a morte veio por Adão e por Cristo veio a vitória sobre a morte e a vida plena para todos (1Cor.15,20-21). Adão, criado à imagem de Deus, reivindicou ser igual a Deus. Por isso foi humilhado e castigado. Eu, que sou o Filho de Deus, não andei por aí a exibir-me e a reivindicar qualquer igual com Deus (Flp.2,5-11).

Na medida em que estiverdes unidos a mim sereis uma nova criação. A Humanidade foi reconciliada com Deus (Flp.2,5-11). Pela ressurreição tornei-me sumo-sacerdote, isto é, medianeiro de salvação para todas as pessoas humanas. Com efeito, ninguém pode salvar-se senão por mim. Eu sou o sacerdote da Nova Aliança, isto é, o medianeiro da plenitude da Salvação (Heb.7,22-29). É por mim que sois incorporados e assumidos na Família de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário