Carta sobre o Amor que Deus nos tem



a) A Mensagem de Deus Pai
b) A Mensagem de Deus Filho
c) A Mensagem de Deus Espírito Santo


        a) A Mensagem de Deus Pai

Gosto muito de vós, pois Criei-vos à minha imagem e semelhança. Eis a razão pela qual vós sois pessoas famintas de ternura e amor. Criei-vos homens e mulheres, a fim de vos abrirdes ao diferente e ao novo. Amei-vos ainda antes de existirdes (Gn.1,26-27). Podeis contar comigo, pois sou fiel e amei-vos com amor eterno (Jer.31,3; 1Cron.16,34). Eu faço maravilhas, pois o meu amor é terno e carinhoso (Sal.136,4). É este amor que vos sustém na vida (Sal.94,18).

Vede a prova de amor que vos dei: enviei-vos o meu próprio Filho (Jo.3,1). Fiz isto para fazer de vós meus filhos. Também vos enviei o Espírito Santo que é o meu amor derramado nos vossos corações (Rm.5,5). O meu Filho, ao ressuscitar, enviou-vos o Espírito Santo para fazer de vós seus irmãos. E eu enviei-vo-lo para fazer de vós meus filhos (Rm.8,14-17; Ga.4,6-7).

Não tendes razão para ter medo de mim. Dei provas claras do amor que vos tenho. O meu coração está cheio de ternura e piedade por vós (Ex.34,6). Adão, com o seu orgulho, colocou-vos numa situação desfavorável. Através do meu Filho perdoei o vosso pecado e coloquei-vos de novo numa situação favorável para vos realizardes de modo feliz e poderdes vir a viver comigo (2Cor.5,17-21).

Eu desejo estar unido a vós como um Pai bondoso quer estar unido aos seus filhos. O meu Filho unido a mim, vós unidos ao meu Filho e todos animados pela ternura maternal do Espírito Santo formamos uma única comunhão orgânica (Jo.17,21-23). O meu grande amor por vós levou-me a perdoar totalmente o vosso pecado (Sal.5,3).

Vós não me conhecíeis, mas o meu Filho falou-vos de mim, a fim de vós passardes a conhecer-me (Jo.1,18). Ele foi-me totalmente fiel. Tudo o que fez estava rigorosamente de acordo com a minha vontade. Por isso ele disse: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14, 9). O meu amor é como o Sol: chega para todos e ninguém o esgota. O meu amor é difusivo, isto é, derrama-se para todos. Por isso vos peço que vos ameis uns aos outros e vos perdoeis. A maneira concreta de acolher o meu perdão é perdoardes aos vossos irmãos (Mt.6,14).
       
O modo de o meu Filho vos amar correspondeu exactamente ao meu amor por vós. Por isso Ele disse: “Quem me vê, vê o Meu Pai” (Jo.10,30). O meu Filho vive por mim. Isto quer dizer que existe uma perfeita comunhão de amor entre mim e o meu Filho. O Espírito Santo é uma pessoa cujo jeito de ser é animar as relações de amor e comunhão. É no Espírito Santo que acontece esta vida de diálogo e comunhão com o meu Filho.
       
Assim como o meu Filho vive por mim, também vós vivereis pelo meu Filho se estiverdes unidos a Ele. É exactamente esta a nossa vontade, a minha e a do meu Filho, a vosso respeito (Jo.17,21-23). Tudo o que me pedirdes em comunhão com o meu Filho, podeis ter a certeza de que eu vo-lo hei-de conceder (Jo.16,23-27).
       
É o facto de eu vos amar como filhos que leva o Espírito Santo a clamar nos vossos corações “Abba” que quer dizer papá. Era assim que Jesus se dirigia a mim (Ga.4,6). Só eu mereço verdadeiramente o nome de Pai. Os vossos pais são mediações do meu amor paternal. Eu não procrio, mas o meu amor tem um jeito plenamente paternal. Foi isto que levou o meu Filho a dizer um dia aos seus discípulos: “A ninguém chameis pai sobre a terra, pois um só é verdadeiramente o vosso Pai: o que está nos Céus” (Mt.23,9).
       
Quando orardes, não digais muito palavreado. Dizei coisas simples. Falai comigo como o filho fala com o seu pai quando este é bondoso. Dizei como disse o meu Filho: “Pai-nosso que estais no céu” (Mt.6,9). Não digais muitas palavras, pois eu sei bem do que tendes necessidade, ainda antes de vós me pedirdes (Mt.6,8). Em relação ao amor fraterno e ao perdão, sede perfeitos como eu sou perfeito, pois mando o Sol sobre bons e maus (Mt.5,48).

        b) A Mensagem Deus Filho

Fiz-me vosso irmão por amor. Eu sabia que se me fizesse vosso irmão vós vos tornaríeis filhos de Deus meu e vosso Pai. Por isso resolvi encarnar. Amo-vos como um irmão totalmente leal e fiel. Permanecei no meu amor e sereis felizes (Jo.15,9). Como sabeis, ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelo seu amigo (Jo.15,13). Ninguém será capaz de anular este amor que tenho por vós. Por isso o meu Apóstolo Paulo disse: “Quem será capaz de nos excluir do amor de Cristo?” (Rm.8,35).
       
Fazei o bem aos vossos irmãos. Lembrai-vos do grande amor com que vos amei (Ef.2,4). O amor do Pai por vós cumpriu-se no meu jeito de vos amar (1Jo.2,5). Amei-vos ainda antes de me conhecerdes e quando ainda éreis pecadores. Os fariseus acusaram-me e perseguiram-me, dizendo que eu comia com publicanos e pecadores (Mt.11,19). A minha relação convosco é de amigo e irmão e não de criado ou escravo. Por esta razão vos dei a conhecer os segredos que o Pai me revelou (Lc.12,4). Trato-vos como amigos e não como servos (Jo.15,15).
      
Ao encarnar tornei-me para vós a fonte da vida. É por mim que podeis participar na plenitude da ressurreição (Jo.11,25). Por ser o Salvador dou sentido pleno à vossa vida. Para vós eu sou realmente o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo.14,6). Pela Encarnação faço convosco uma união orgânica. Sou para vós a fonte da vida nova. Com efeito, eu sou o Pão do Céu que dá a vida eterna (Jo.6,50-57).
       
Sou o Bom Pastor que dá a vida por vós, pois fui perseguido, mal tratado e morto para vos conduzir à vida plena (Jo.10,11-14). Vós tereis vida e dareis muitos frutos na medida em que estiverdes unidos a mim, tal como os ramos da videira, para dar fruto, têm de estar unidos à cepa (Jo.15,1-7).

Antigamente, Deus falou através profetas, revelando o seu plano de Salvação. Mas o modo como essa revelação chegava às pessoas era ainda muito limitada. Agora, eu trouxe a revelação perfeita, pois vim de junto do Pai. Por isso chegaram os tempos da revelação plena e perfeita. Por esta revelação podeis compreender como, através de mim, vos tornastes família de Deus (Heb.1,1-4).

Através de Adão, a Humanidade ficou bloqueada e não podia atingir a plenitude da comunhão com Deus. Eu vim e a Humanidade ficou plenamente reconciliada com Deus (2 Cor, 5, 17-21). O meu Apóstolo Paulo tem toda a razão quando afirma que a morte veio por Adão e por Cristo veio a vitória sobre a morte e a vida plena para todos (1Cor.15,20-21). Adão, criado à imagem de Deus, reivindicou ser igual a Deus. Por isso foi humilhado e castigado. Eu, que sou o Filho de Deus, não andei por aí a exibir-me e a reivindicar qualquer igual com Deus (Flp.2,5-11).

Na medida em que estiverdes unidos a mim sereis uma nova criação. A Humanidade foi reconciliada com Deus (Flp.2,5-11). Pela ressurreição tornei-me sumo-sacerdote, isto é, medianeiro de salvação para todas as pessoas humanas. Com efeito, ninguém pode salvar-se senão por mim. Eu sou o sacerdote da Nova Aliança, isto é, o medianeiro da plenitude da Salvação (Heb.7,22-29). É por mim que sois incorporados e assumidos na Família de Deus.


c) A Mensagem de Deus Espírito Santo


Eu sou a terceira pessoa da Santíssima Trindade. O meu jeito de ser pessoa é animar as relações de amor na comunhão divina e difundir a força criadora de Deus para o interior das pessoas humanas.

Tenho um jeito maternal de amar. Por isso vos conduzo ternamente ao Pai que vos acolhe como filhos e ao Filho que vos acolhe como irmãos. Fui eu que consagrei Jesus como Messias, pondo o seu interior em total comunhão com o plano de Deus e dando-lhe força para ser incondicionalmente fiel à sua missão (Mc.1,10).

Estive presente à génese da Encarnação no seio de Maria, pondo em interacção directa a interioridade espiritual do Filho eterno de Deus com a interioridade espiritual do homem Jesus, o filho de Maria. De tal modo esta união orgânica é plena e total que o filho e Maria e o Filho de Deus formam um e o mesmo, apesar de um ser plenamente humano e o outro plenamente divino.
O Baptismo no Espírito significa que eu vou dizendo a Palavra de Deus no interior dos cristãos, ajudando-os a viver como filhos de Deus e a anunciar a Boa Nova da Salvação aos que não são cristãos (Mt.3,11).

Sou eu que vos introduzo no íntimo da família de Deus, fazendo de vós filhos e herdeiros de Deus Pai e irmãos e co-herdeiros de Deus Filho (Rm.8,14-16). Conduzi Jesus para aquele jeito característico de amar: anunciar o Evangelho aos pobres, curar os doentes, fazer os coxos caminhar e os cegos ver (Lc.4,16-21).

Eu sou a Água viva que Jesus prometeu à Samaritana e aos judeus quando lhes falou à porta do Templo (Jo.4,14; 7,37-39). Sou o Revelador que, no vosso íntimo, vos ilumina e conduz para a compreensão perfeita do Plano Salvador de Deus. Sou o Consolador que vos conforta e dá força no momento das dificuldades. Ao mesmo tempo sou luz que vos conduz para a verdade total (Jo.16,7-15). Quando os inimigos da Fé vos atacarem estai confiantes, pois eu porei na vossa boca as palavras certas para vos defenderdes e dardes provas de que existe um Deus que é justo e verdadeiro (Mt.10,20; Mc.13,11).

Sou eu que faço cair dos olhos dos que aderem a Jesus Cristo essas escamas que obscurecem a mente e impedem a pessoa de compreender o mistério do Reino de Deus. Quando essas escamas caiem dos olhos o crente torna-se um Apóstolo à maneira de São Paulo (Act.10,44-47). No vosso interior sou o dinamismo da acção salvadora a actuar em vós. Sou o amor de Deus derramado nos vossos corações, a fim de vos fortalecer, curar as feridas dos vossos pecados e capacitar-vos para anunciardes o Evangelho no mundo (Rm.5,5).

Sou eu que vos faço compreender a profundidade do mistério de Cristo e da Salvação da Humanidade, Sou eu que vos dou a Sabedoria que vem do alto conferindo-vos razões para celebrar com alegria o amor salvador de Deus e saborear a grande Notícia da Salvação (1Cor.2,10-15). Com o meu jeito de animar as relações entre as pessoas divinas e humanas sou eu quem torna a vossa oração um verdadeiro diálogo com Deus. Se orardes comigo a vossa oração deixará de ser multiplicidade de rezas à maneira dos pagãos (Mt.6,7-8).

Sou eu que vos introduzo na família de Deus, do mesmo modo sou eu que vos faço compreender o significado profundo da expressão que Jesus vos ensinou como modo de orar: “Pai-Nosso”. Só orando comigo a vossa oração será diálogo e comunhão com Deus (Rm.8,26-27). No vosso íntimo eu sou o selo de Deus que vos dá a garantia de estardes marcados para o dia da Salvação (2Cor.1,22-23).

As profecias são inspiradas por mim. A pessoa que profere uma profecia verdadeira está comunicando a mensagem que eu lhe inspiro no mais profundo do seu coração. Nenhuma profecia verdadeira é mera obra da sabedoria humana ou da simples inteligência humana como diz a segunda carta de Pedro (2Ped.1,21).

Eu sou, no vosso íntimo, o princípio da Vida Nova. Jesus ensinou-vos que existe entre vós e Ele uma união orgânica semelhante à que existe entre a cepa da videira e os ramos da mesma. Eu sou a seiva da cepa que dá vida aos ramos. É por Cristo que eu penetro no interior das junturas que articulam a união entre os ramos e a cepa. Por esta razão só estando unidos a Cristo me podeis receber como seiva da Vida Eterna.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários:

Enviar um comentário