Colaborar com o Deus Vivo: h) o Amor como Fonte de Harmonia



A harmonia a nível das relações é uma fonte maravilhosa de paz. Sabemos que esta harmonia não depende apenas de nós, pois o tecido das relações é, por natureza, um campo assente na interacção e reciprocidade. Mas de nós depende muita coisa. São Paulo reconhece esta situação quando escreve: “Se possível, tanto quanto depende de vós, vivei em paz com todos os homens” (Rm.12,18).

Sentir que está a mais, que não é procurado é uma das experiências mais destrutivas que a pessoa pode ter. Um dos aspectos mais significativos da natureza humana é o desejo de ser apreciado. Todos desejamos que as pessoas gostem de nós. Quando ouvirmos uma pessoa dizer: “Não me interessa se as pessoas gostam ou não de mim”, podemos ter a certeza de que essa pessoa ou está psiquicamente doente ou está a mentir. Uma expressão deste tipo pressupõe sempre um sofrimento de fundo.

O sentimento de não ser procurado nem necessitado produz frustração, envelhecimento e doença. Quando uma pessoa nota que ninguém a procura, sente-se dominada pela solidão. A sua vida psíquica fica profundamente abalada. Tal pessoa terá a tendência de culpar os outros. A realidade, porém, é diferente. A causa desta perturbação relacional está sobretudo dentro de si ... Ler Mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário