Relações e Estruturação Pessoal: b) O Amor como Dinamismo Vital das Relações



A realização pessoal é resultado de um processo histórico. Para nos dizermos temos de contar uma história. Quando nos queremos comunicar em profundidade sentimos uma necessidade enorme de contar a nossa história. Estruturamo-nos de modo gradual e progressivo. A força que faz avançar a estruturação pessoal é o amor. O bem-amado vai emergindo como pessoa bem estruturada. O mal-amado, pelo contrário, emerge como pessoa complicada, mal estruturada e condicionada nas suas possibilidades de realização pessoal. Só o amor possibilita uma boa estruturação pessoal.

Nascemos com um leque de talentos que são a condição básica da nossa realização pessoal. Ninguém é herói por ter recebido muitos talentos. Também não somos culpados se o feixe das nossas capacidades é limitado. A heroicidade está na fidelidade aos talentos que recebemos.

O amor é a opção mais livre que a pessoa humana é capaz de realizar. Por isso ninguém é capaz de nos obrigar a amar. O outro torna-se nosso próximo a partir do momento em que o elegemos no nosso íntimo como tal. Amar é sempre uma decisão pessoal. Quando elegemos o outro como nosso próximo, o nosso coração dilata-se. Como vemos, amar não é uma questão de sentimentos, mas de decisões e opções que implicam o bem do outro e, por efeito de reciprocidade, o nosso próprio bem ... Ler Mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário