Evangelizar é Comunicar a Alegria da Fé


Olá! Partilhamos mais um trabalho do pe.Santos, chamado Evangelizar é Comunicar a Alegria da Fé. São algumas pistas e dimensões sobre a evangelização como uma vocação fundamental da vida cristã. Por isso o link fica guardado no tema Maturidade de Fé e Vida Cristã. Deixo aqui o índice e o início do texto. Um grande abraço!




a) Ser Cristão é Ser Evangelizador
b) Evangelizar é Anunciar a Alegria da Fé
c) Evangelizar é Contar Uma História
d) Evangelizar é Anunciar a Nova Aliança
e) Como Anunciar a Realeza de Cristo
f) Evangelizar é Falar da Beleza de Deus



a)      Ser Cristão é ser Evangelizador

Todos os cristãos estão chamados a ser anunciadores de Cristo ressuscitado. Este chamamento vem do próprio Cristo ressuscitado que nos dá o Espírito Santo, a fim de iluminar a nossa mente e fortalecer o nosso coração para o serviço do Evangelho.

No dia a dia da nossa vida, o Espírito Santo consagra-nos para realizarmos de modo adequado e cada qual com os seus talentos, a evangelização no nosso mundo. O Espírito Santo ajuda-nos a compreender o sentido das Escrituras, tornando-nos aptos para anunciar a Palavra que nos faz compreender e saborear o projecto de Deus.

A acção evangelizadora do cristão é uma exigência que deriva da sua própria Fé. Na verdade, sem o dom da Fé, ninguém pode ser evangelizador, pois não tem condições para saborear o sentido do plano salvador de Deus. A acção evangelizadora é o modo concreto de o cristão viver o baptismo no Espírito, isto é, a dinâmica reveladora do Espírito Santo, a qual nos confere a sabedoria do Evangelho.

Evangelizar é contar a história de um amor incondicional, o qual confere um sentido pleno à nossa existência na História. Evangelizar é proclamar a divinização do Homem, graças ao dom do Espírito Santo que nos incorpora na Família de Deus (Rm 8, 14-17).

Pelo baptismo os cristãos são consagrados, isto é, capacitados e postos ao serviço da evangelização dos irmãos. Deus conta connosco segundo os talentos que temos. É com o leque de talentos que temos que o Espírito Santo nos consagra para a tarefa da evangelização do mundo.

A Palavra de Deus faz emergir no nosso coração a Sabedoria que vem do alto a qual nos capacita para saborear o plano salvador de Deus. Como sabemos, a Fé brota da Palavra. Ao dizer no nosso coração o sentido profundo da Palavra de Deus, o Espírito Santo comunica-nos os dons que nos capacitam para a obra do Evangelho.

Eis o que São Paulo diz a este respeito: “Por seu lado são estes os frutos do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto domínio” (Ga 5, 22-23). À medida em que o cristão possui uma Fé bem fundamentada na Palavra de Deus, torna-se mediação do Espírito Santo, a fim de o amor salvador de Deus ser anunciado aos homens.

O evangelizador precisa da força que vem do Espírito Santo, a fim de ter a coragem necessária para denunciar os falsos deuses que dominam os homens e os impedem de ser livres e felizes. Eis alguns desses falsos deuses que se manifestam no nosso mundo: Fome de poder, apego exagerado ao dinheiro, ânsia de ser famoso, desejo de dominar e explorar os outros.

São Paulo dizia que a sua vocação de evangelizador é uma graça muito especial de Deus. Na Carta aos Efésios São Paulo fala desta graça especial que torna apto o evangelizador. Eis as suas palavras: “Foi-nos dada a graça de anunciar aos gentios a maravilhosa salvação de Jesus Cristo” (Ef 3, 8).

No nosso coração, o Espírito Santo repete em cada dia da nossa vida as palavras que Jesus disse aos discípulos: “A Seara é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao dono da seara que mande operários para a sua seara” (Lc 10, 4-5). Os cristãos que escutam no seu coração os apelos do Espírito Santo compreendem bem as palavras que o evangelho de São Mateus põe na boca de Jesus quando diz: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens” (Mt 5, 13).

E um pouco mais à frente, Jesus acrescenta: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre o monte. Também não se acende a candeia para a colocar debaixo da mesa, mas sim em cima do candelabro, a fim de iluminar as pessoas. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, a fim de que vendo as vossas boas obras glorifiquem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5, 14-16).

Como ternura maternal de Deus, o Espírito Santo gera no interior do cristão um coração evangelizador semelhante ao de Jesus. O evangelho de São Mateus pede-nos para modelarmos o nosso coração em harmonia com o coração de Jesus, pois este é o modo de sermos eficazes na obra da evangelização. Eis as palavras de Jesus: “Tomai sobre vós a minha carga e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Deste modo encontrareis alívio para as vossas vidas” (Mt 11, 29).

Graças ao dom da Fé, os cristãos sabem que não estão sozinhos para realizar a enorme missão da evangelização do mundo. O Espírito Santo é o primeiro protagonista desta tarefa grandiosa. É ele que nos capacita, tornando-nos fortes e ousados, conscientes de que não estamos sozinhos na tarefa da evangelização ... Ler Mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário