A Criação na Bíblia e na Tradição


a)     A Criação No Antigo Testamento
b)    A Criação no Novo Testamento
c)     A Criação na Patrística
d)     Da Escolástica à Idade Moderna


a) A Criação no Antigo Testamento

O grande testemunho da fé do Antigo Testamento na criação é o relato do Génesis, o qual é apresentado em forma de uma cosmogonia, a única em toda a Bíblia (Gn 1, 1-2,4-a). Este texto apresenta-se-nos como uma espécie de descrição retrospectiva das origens. O autor procede como se tivesse assistido aos primórdios da criação.

Durante séculos interpretou-se esse texto à letra como se fosse uma descrição pormenorizada dos acontecimentos primordiais. No entanto, a revolução copernicana primeiro, a visão evolucionista de Darwin e o progresso das ciências cosmológicas e astrofísicas, tornaram totalmente inviável uma leitura de tipo histórico do texto do Génesis. O contraste entre o relato bíblico e os dados científicos eram demasiados grandes para proceder através de simples concordismos.

Posta de lado a simples interpretação literal do texto, o relato deixou de ser entendido como um relato de ciências naturais que nos descreve o modo como aconteceu a criação. Trata-se, pelo contrário, de uma reflexão da fé com uma veste literária própria dos procedimentos de épocas remotas. O conteúdo de fé subjacente a este texto é digno de toda a credibilidade.

Não é possível utilizar o relato bíblico da criação para afirmar que a Bíblia ensina a criação do mundo em seis dias, ou que a luz apareceu antes das estrelas ou ainda defender como verdade de fás o fixismo criacionista. Quando pronunciamos o credo dizemos: “creio em Deus Pai criador do Céu e da Terra”. Com esta afirmação não estamos a dizer o modo como aconteceu a criação, mas a confessar a nossa Fé em Deus. É exactamente o que se passa com relato do Génesis sobre a criação... (Ler o Texto Completo)

Sem comentários:

Enviar um comentário