Horizontes Bíblicos da Oração Cristã


a)    Oração Cristã e Bíblia
b)   Jesus, Modelo de Oração
c)    Orar no Espírito Santo
d)   Tomar Deus a Sério e Orar sem Cessar


a) Oração Cristã e Bíblia

A oração não faz mudar Deus de opinião, mas transforma o coração da pessoa humana, capacitando-a para sintonizar com Deus e receber os seus dons. Na verdade, a oração cristã não é uma forma mágica de manipular a Deus. Enquanto oramos, estamos a abrir o coração à Palavra de Deus e à acção restauradora e santificadora do Espírito Santo. Quando abrimos o coração à dinâmica do Espírito Santo, este vai-nos configurando interiormente com Cristo Ressuscitado.

A oração é uma maneira privilegiada de o crente entrar na intimidade da Santíssima Trindade pela mediação de Cristo Ressuscitado que nos confere o dom da interacção intrínseca com o Espírito Santo. É este o modo de o Espírito Santo actuar em Cristo, pondo em interacção directa a interioridade espiritual do Homem Jesus com a interioridade espiritual do Filho Eterno de Deus.

Ao predispor o nosso coração a acolher os dons de Deus, a oração dinamiza as nossas forças espirituais capacitando-nos para acolher dons fundamentais para a felicidade humana, tais como libertação interior, paz, alegria. Além disso pode operar em nós uma optimização física ou psíquica, a qual pode resultar em curas tanto de nível somático como psíquico.

A oração também nos capacita para sermos capazes de integrar e desdramatizar problemas e dificuldades que não tenhamos conseguido resolver. Ao estimular a confiança em Deus, a oração liberta-nos do medo, como diz o salmo vinte e sete: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, que hei-de temer? O Senhor protege-me dos perigos, por que razão hei-de tremer?” (Sal 27,1).

Mediante a oração, a pessoa reforça a certeza de que Deus é fiel e verdadeiro e que jamais nos abandona. Por isso podemos fortalecer a certeza de que nada nos pode separar de Deus, como diz São Paulo: “Se Deus está por nós, quem poderá estar contra nós? Se Deus não poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por nós, como não nos dará todos os bens juntamente com ele?” (Rm 8, 31-32) ... Ler Mais ...

Sem comentários:

Enviar um comentário