Construir-se em Comunhão com Deus e os Outros

Paris, França (National Geographic)


a)      Estar atentos aos Sinais de Deus
b)      Tomar Consciência dos Próprios Talentos
c)      A Autoconfiança
d)     Agir com Determinação e Capacidade de Diálogo
e)      Fracassos e Felicidade
f)       O Amor Como Caminho de Plenitude


a) Estar Atentos aos sinais de Deus

A Atenção aos momentos oportunos é um dom do Espírito Santo. Desta atenção depende o sucesso ou o fracasso de uma vida. A teologia chama a esta capacidade de intuir os momentos oportunos para agir de atenção aos sinais dos tempos: “Felizes os servos que o Senhor, ao chegar, encontrar vigilantes” (Mt 12, 37); “Estai atentos e vigiai, pois não sabeis quando será o momento (...). Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o senhor da casa voltará: à tarde, à meia noite, ao canto do galo, ou de manhã, para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo. E o que digo a vós digo a todos: vigiai” (Mc 13, 33-37).

O aproveitamento de uma oportunidade que Deus nos concede pode mudar a vida ou bloquear o feixe das nossas possibilidades ou talentos. É um erro desprezar as pequenas oportunidades, pensando que só devemos ligar às grandes. Cruzar os braços à espera de grandes oportunidades pode significar o malogro da vida. Muitas vezes as grandes oportunidades surgem apenas após uma cadeia de fidelidades a pequenas oportunidades.

A pessoa que procura dar o melhor nas situações comuns acaba por encontrar sempre oportunidades de excepção. É sinal de sabedoria saber dar o melhor de si com os meios que temos e as circunstâncias em que nos encontramos. Não anulemos projectos de vida só porque não aparecem situações extraordinárias.

É importante ter a coragem de correr riscos. Muitas vezes as melhores oportunidades aparecem entretecidas com a possibilidade de alguns riscos. Há muitas pessoas que perderam o comboio da vida devido ao facto de terem medo de correr riscos. É importante olhar a vida com fé, estando atentos à hora de Deus. É importante ter presente que não podemos construir uma vida de sucesso humano e espiritual sem correr riscos.

Muitas pessoas passaram a vida à espera de oportunidades em que não seja preciso correr riscos. Devemos acreditar que a força de vencer obstáculos e contornar riscos circula é o dinamismo amoroso e criador de Deus que circula no mais íntimo de nós.

O cristão que toma a sério a presença dinamizadora de Deus no seu íntimo torna-se capaz de encontrar nas dificuldades uma possibilidade para dar passos no processo da sua realização pessoal e na comunhão com Deus e os irmãos. É importante que a pessoa se lance com a certeza de que é capaz de realizar os impossíveis, pois a presença amorosa e criadora de Deus, a circular no seu íntimo faz que muitos impossíveis para a pessoa se tornem possíveis... (Ler o Texto Completo)

Sem comentários:

Enviar um comentário