Nepal, leitura do Ramayana ("O Caminho de Rama"), um épico hindu do séc. V a.C.
I-Do Sopro Divino ao Amor de Deus em Nós
a) Do Sopro Vital ao Paráclito
b)Aliança e Espírito Santo
c) O Espírito Santo Como Dom
d) O Espírito Santo Como Dinâmica Amorosa
II-Missão Histórica do Espírito Santo
a) Dimensão Pedagógica
1) Acção Personalizante
2) Acção Revelacional
b) Dimensão Divinizante
c) Dinamismo Salvador do Espírito Santo
I-Do Sopro Divino ao Amor de Deus em Nós
a) Do Sopro Vital de Deus ao Paráclito
O Antigo Testamento ainda não conhece o rosto comunitário de Deus. Para o Povo Bíblico, Deus é um sujeito único e absoluto chamado Yahvé. O monoteísmo hebraico assenta numa unicidade pessoal e não numa unidade comunitária, como o monoteísmo cristão. Por isso, no começo, os discípulos de Jesus compreendiam Deus à maneira judaica (cf 1 Cor 8, 6; 1 Tim 2, 5).
Segundo o Antigo Testamento, Deus actua na história através da Sua Palavra e do Espírito, o sopro de vida (Gn 1, 1s; Sab 18, 14-19; Jz 3, 10; 6, 34; 1 Sam 10, 6; 2 Sam 22, 24; Is 11, 2; 61, 1-3). O Espírito de Deus consagra os profetas para a sua missão (Num 11, 25-26; 2 Rs 2, 5; Is 11, 2). Também consagra e inspira os reis (1 Sam 10, 9-10; 16, 13). Quando chegarem os tempos messiânicos, o Senhor vai ungir o Messias com o Espírito, a fim de Este realizar a sua missão segundo os critérios de Deus (Is 11, 2; 42, 1; 61, 1).
O Povo de Deus é diferente dos outros povos, pois é consagrado pelo Espírito de Deus. Isto tem a ver com o dom da Sabedoria que vem do Alto: a vida teologal. Esta Sabedoria é, realmente, o que diferencia um cristão de um pagão. Deus vai realizar uma Nova Aliança pela acção do Espírito Santo (Jer 31, 31-33; Ez 36, 26s; 39, 29). Vai transformar, pelo Espírito Santo, o coração a vida das pessoas (Is 34, 16; 63, 10-11).
Ao criar o Homem, Deus insuflou-lhe pelas narinas o sopro de vida “Ruah”(Gn 2, 7). O Espírito vai modelar interiormente o Homem. Deus criou todas as coisas através da Palavra e do Espírito (Jdt 16, 17). Deus vai fazer repousar o Espírito sobre o povo eleito, a fim de este comunicar a sabedoria a todos os povos (Is 42, 1). O Espírito e a Palavra interagem no sentido de realizarem em conjunto o plano de Deus. Nos tempos messiânicos, o Espírito provocará a abundância da palavra (Jl 3, 1-5).
O Novo Testamento reconhece que Jesus é o ungido (Meshiah) para anunciar a Boa Nova aos pobres, a libertação aos cativos e o ano da Graça, isto é, da reconciliação das pessoas entre si e o perdão de Deus (Lc 4, 18-21) ... (Ler o Texto Completo)
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